Prefeitura determina adoção de novas medidas para conter coronavírus

Nenhum evento em ruas, avenidas, parques e praças será liberado pela Prefeitura nos próximos 15 dias.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho definiu novas medidas para impedir a disseminação do coronavírus em Teresina. Além da suspensão das aulas na rede municipal por 15 dias, foram vedados, pelo mesmo período, todos os programas, serviços e atividades coletivas que envolvam mais de 100 pessoas. Os parques permanecerão abertos, mas não será permitida aglomeração com número significativo de visitantes.

“Estamos adotando todas as ações possíveis agora para evitar a disseminação do vírus. Esse é um desafio não apenas do Poder Público, mas de todos. É um momento difícil, que exige de cada pessoa muita responsabilidade. É um momento grave, mas não de pânico. Vamos fazer nossa parte e chamar toda a cidade para se engajar nessa luta”, disse o prefeito Firmino Filho na manhã desta terça-feira (17), durante coletiva à imprensa.

Meio Norte

Na saúde, foram adotadas várias ações, como a suspensão de consultas agendadas (eletivas) e a garantia de 100% de atendimento de demanda espontânea nessa situação de pandemia. Haverá também a interrupção de atendimentos eletivos de programas que envolvem pacientes crônicos, gestantes e idosos, tendo em vista que são de grupos de risco.

No sistema de transporte público, haverá a higienização dos terminais e dos ônibus antes de cada saída, abertura das janelas para circulação de ar, incluindo aqueles veículos com ar-condicionado. Também ficou decidida a prorrogação do prazo da carteira do idoso, evitando o deslocamento do usuário.

Fica determinado que, havendo pelo menos um caso confirmado com o novo coronavírus no município de Teresina, os servidores públicos municipais acima de 60 anos de idade deverão exercer suas atribuições do cargo pelo sistema “home office”.

A Prefeitura também vai providenciar, dentro das possibilidades, para que o atendimento ao público nos órgãos municipais seja feito por pessoas mais jovens, como forma de proteger aquelas consideradas idosas. Em todos os espaços de grande circulação de pessoas, haverá fornecimentos de material de higienização permanente.

Foi decidido ainda interromper temporariamente o concurso público em andamento para procurador do município e fiscal de serviços públicos, com adiamento das provas, que estavam previstas para o dia 5 de abril. No IPMT, ficam suspensas as audiências para provas de vida para aposentados e pensionistas.

Nenhum evento em ruas, avenidas, parques e praças será liberado pela Prefeitura nos próximos 15 dias. Os mercados públicos continuam funcionando, mas será reforçada a limpeza e haverá um trabalho de conscientização da população sobre higienização das mãos. Na área de esporte e lazer, foram suspensas as atividades de natação, campeonato Sub11, o Projeto Rolê por Terê e ainda aquelas que gerem aglomeração de pessoas em ambiente fechado.

Outra medida adotada é a disponibilização e divulgação de novos serviços on-line pra evitar aglomerações nos órgãos da Prefeitura. A Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres também foi adiada, assim como as atividades do “Agenda Março Mulher”. As audiências presenciais no Procon Municipal foram suspensas e a população está sendo orientada a fazer novas denúncias através de e-mail.

Com informações da PMT

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES