Prefeitura do Rio vai pagar custos do funeral da atriz Norma Bengell

Cremação acontece na quinta-feira (10); cinzas serão jogadas no Arpoador.

Norma Bengell morreu na madrugada desta quarta-feir | TV Globo / Thiago Prado Neris
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura do Rio informou que vai pagar com os custos do funeral da atriz Norma Bengell, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (9), aos 78 anos, vítima de câncer de pulmão.

Segundo a amiga, procurador e cuidadora Luciene Marques, com quem Norma vivia em um apartamento em Copacabana, na Zona Sul, há três anos a atriz vendeu tudo que tinha para sobreviver. Durante a dificuldade financeira, contou com a ajuda de Miguel Falabella, Daniel Filho e Carlos Manga.

O corpo da atriz será velado no Cemitério São João Batista, também em Botafogo, na Zona Sul, a partir das 18h desta quarta-feira. A cremação está marcada para às 14h de quinta-feira (10) no Cemitério do Caju, na Zona Portuária.

As cinzas da atriz e cineasta serão jogadas da Pedra do Arpoador, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo o primo da atriz, Egberto Guimarães Costa, esse era o desejo de Norma.

Egberto Costa contou que está recebendo muitas ligações de amigos e artistas, como o ator Stephan Nercessian e o apresentador Faustão. "Ela deixou um legado muito improtante para o Brasil. Sempre foi uma mulher de vanguarda. Vai deixar saudades em todos nós", disse.

O primo da atriz revelou ainda que Norma optou por não se tratar ao descobrir, há seis meses, que tinha câncer. "Ela viveu como sempre e não quis tratamento. Saía para comer como sempre fez, claro com as limitações da doença. Nesses seis meses, ela viveu bem", frisou Egberto.

Internada no CTI

Norma Bengell morreu por volta das 3h desta quarta-feira vítima de câncer de pulmão. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Rio-Laranjeiras, unidade Bambina, em Botafogo, desde o último sábado (5).

A atriz enfrentava problemas respiratórios havia seis meses, desde quando médicos diagnosticaram um câncer no pulmão direito. ?Como ela era muito requisitada pelo mundo todo, a gente quase não tinha contato. Depois que ela adoeceu é que eu tomei um pouco mais a frente da situação?, afirmou Egiberto Costa, destacando que, nos últimos anos, ela morava com uma cuidadora em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ainda de acordo com ele, Norma não tinha filhos e era viúva.

Musa do cinema

A atriz foi uma das maiores musas do cinema e do teatro brasileiros nas décadas de 50, 60 e 70. Atriz, vedete, cineasta, cantora e compositora, Norma começou a carreira na música no início dos anos 50. Em 1959 lançou o primeiro disco, com músicas de Tom Jobim e João Gilberto. No cinema, participou de 64 filmes. Estreou nas telas aos 23 anos, no longa metragem o "Homem do Sputnik", estrelado por Oscarito, onde fez sucesso parodiando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot.

Norma Bengell fez história em 1962 ao exibir o primeiro nu frontal do cinema brasileiro aos 27 anos, no filme Os Cafajestes, de Ruy Guerra. Nos anos 80, lançou-se diretora de cinema com "Eternamente Pagu". Norma também participou de várias novelas como "Partido Alto" e "Sexo dos Anjos", na TV Globo. O último trabalho foi como Deise Coturno, em 2009, no programa humorístico Toma Lá, Dá Cá.

Confira os principais filmes da carreira da atriz:

? 1959 - O Homem do Sputnik

? 1960 - Conceição

? 1961 - Carnival of Crime

? 1961 - Mulheres e milhões

? 1961 - Sócia de Alcova

? 1962 - Mafioso

? 1962 - O Pagador de Promessas

? 1962 - Os Cafajestes

? 1963 - I cuori infranti

? 1963 - Il mito

? 1963 - La ballata dei mariti

? 1964 - La costanza della ragione

? 1964 - Noite Vazia

? 1965 - Mar Corrente

? 1965 - Terrore nello spazio

? 1965 - Una bella grinta

? 1966 - As Cariocas

? 1969 - Verão de Fogo

? 1970 - Os Deuses e os Mortos

? 1971 - A Casa Assassinada

? 1971 - As Confissões de Frei Abóbora

? 1971 - Capitão Bandeira contra o Doutor Moura Brasil

? 1977 - Maria Bonita

? 1977- Mar de Rosas

? 1981 - Eros, o Deus do Amor

? 1983 - Rio Babilônia

? 1988 - Eternamente Pagu

? 1992 - Vagas para Moças de Fino Trato

? 2002 - Banquete



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES