Prefeitura formata Plano de Ações para combate ao Aedes aegypti

Firmino Filho reuniu equipe para traçar ações que serão realizadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fortalecer as ação de combate ao mosquito  Aedes aegypti  na capital. Esse foi o objetivo da reunião realizada na manhã de hoje (08) com o prefeito Firmino Filho e técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), e com o assessor técnico do ministro da Saúde, Pedro Leopoldino.

Durante a reunião o chefe do executivo municipal e os técnicos da Prefeitura, analisaram as ações que já são realizadas em Teresina para o combate e controle do vetor causador das doenças como dengue, zika e chikungunya, e fizeram um planejamento de novas ações que deverão ser implementadas nos próximos dias na cidade para fortalecer o combate ao Aedes aegypti.

“Foi feito um diagnóstico e um histórico das ações de combate à dengue em Teresina e o que temos visto é que apesar do poder público estar fazendo a sua parte, a população também precisa ter mais compromisso nesse enfrentamento. O poder público não pode desempenhar o papel do cidadão. Mas, nós da Prefeitura, estamos formatando um Plano de Ações que prevê o fortalecimento de atos voltados para o combate, com a intensificação da educação em saúde, limpeza, capacitação de profissionais e mobilização da população como um todo para essa luta. Precisamos mudar de postura, ir para o corpo a corpo, e esse é principal objetivo do nosso Plano de Enfrentamento, deixar a cidade livre do Aedes aegypti”, destacou o prefeito Firmino Filho.

O Plano de Enfrentamento ao Aedes aegypti deverá incluir ações como mutirões de limpeza, ampliação da fiscalização do Programa Lixo Zero, parcerias com escolas, instituições religiosas, revisão do Código Sanitário de Teresina, implantação de novos Ecopontos, fortalecimento dos mecanismos de comunicação como o Disque Dengue, além de campanhas  de sensibilização da comunidade com materiais informativos, entre outras medidas.

“Precisamos focar no problema e realizar ações inovadoras que nos tragam resultados positivos. Já é feito um trabalho bastante sério na nossa cidade, mas a realidade da dengue nosso país deu uma agravada e não podemos ficar de braços cruzados. Temos que agir e contar com a coletividade. Tivemos uma reunião bastante produtiva, de onde saiu uma série de ideias positivas. Vamos formalizar essa ideias em um documento para que possamos validar o nosso Plano de Ações e colocá-lo em prática nos próximos dias”, afirmou o prefeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES