Prefeitura recolhe meia tonelada de lixo do rio Poti e Parnaíba em Teresina

Além das já esperadas latinhas, garrafas pet e produtos plásticos, pneus inteiros, partes de eletrodomésticos, pedaços de móveis, estruturas metálicas

prefeitura | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três horas. Foi esse o curto espaço de tempo necessário para a retirada de mais de meia tonelada de resíduos sólidos das margens e das águas do Poti e do Parnaíba. Trata-se da edição Teresina do Rios +Limpos, programa do Ministério do Meio Ambiente, que tem entre seus objetivos fomentar ações que promovam a despoluição dos rios e a melhoria da qualidade das águas.

Prefeitura implementa o programa Rios + Limpos em Teresina - Foto: Divulgação

O material, devidamente selecionado e pesado por uma associação de catadores profissionais, surpreendeu. Além das já esperadas latinhas, garrafas pet e produtos plásticos, pneus inteiros, partes de eletrodomésticos, pedaços de móveis, estruturas metálicas.

À frente do projeto, que tem o apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SEMAM, entre outras, o secretário de Qualidade Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, André França, percorreu, semana após semana, todos os Estados da nação não apenas com este, mas com outros inovadores programas e propostas de acordos e parcerias.

Programa recolheu meia tonelada de lixo em três horas de ação de limpeza 

“A ação de limpeza trabalha também o exercício da cidadania ambiental, provando que o lixo nada mais é do que matéria prima fora do lugar”, destacou André França. “Se descartado de forma adequada, separado e reciclado, esse lixo pode gerar ‘empregos verdes’, ajudar a preservar os recursos naturais e evitar a poluição dos rios”.

Lançado em setembro de 2021, o programa Rios +Limpos tem apoio da Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA, e entra na sua reta final mobilizando mais de 1 000 voluntários, percorrendo cerca de 200km quilômetros – além dos nossos Poti e Parnaíba, os rios Cuiabá, Araguaia, Tocantins, Paraíba e Pacaás No vos –, e coletando quase 20 toneladas de resíduos.

Ação foi executada no rio Poti e Parnaíba, em Teresina 

Ponto de encontro

No Parque Ambiental Encontro dos Rios, zona Norte de Teresina, a cerimônia reuniu autoridades, convidados e 135 voluntários – que fizeram a coleta em lanchas ou percorrendo trilhas das margens dos rios. O clima era de confraternização, ao som da Banda 16 de Agosto, mas também de conscientização da necessidade de união de forças para, cada vez mais, educar para despoluir e preservar o meio ambiente.

“O programa Rios +Limpos chega como um reforço do que já sabemos: o Poti e o Parnaíba pedem socorro. E serve ainda como um alerta: nossos filhos se beneficiarão destes rios, como foi o caso da nossa geração e das anteriores?”, avaliou o secretário municipal do Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne. “Meia tonelada de lixo em três horas é alarmante. Como órgão público e como cidadãos, nos comprometemos a dar seguimento à iniciativa em tudo o que nos couber”, completou Luis André.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES