Prêmio de Educação Empreendedora é lançado e valorizará profissionais

Prêmio quer agraciar profissionais ligados a instituições de ensino que realizem ações para despertar, estimular e desenvolver as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após anos de atividades voltadas à difusão da cultura empreendedora junto aos diferentes espaços de ensino, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou na manhã desta sexta (22) em sua sede, a 1ª edição do Prêmio Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) que premiará profissionais ligados a instituições de ensino que realizem ações para despertar, estimular e desenvolver as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

Crédito: José Alves Filho

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Freitas Neto, o prêmio é relevante para apoiar a iniciativa da profissionalização. “O Sebrae já incentiva o micro e pequeno empreendedor e agora, fazendo essa ligação com essa educação. O prêmio visa reconhecer o trabalho daquele profissional em qualquer nível de ensino dentro da sua instituição que tenha algo a ver e estimular no aluno o empreendedorismo ou que queira trabalhar por iniciativa própria”, reconheceu.

A ocasião recebeu a presença dos diretores executivos do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda e Júlio Cesar Filho, autoridades e representantes de instituições de ensino. A deputada Federal Rejane Dias (PT) , presente na ocasião, vê com bons olhos o prêmio e avalia, que de acordo com a Base Nacional Curricular, a opção de incluir a disciplina de empreendedorismo no currículo escolar. Para ela, é por meio da educação empreendedora que o estudante pode enxergar e avaliar determinada situação de oportunidade.

“A educação e o empreendedorismo vêm no momento oportuno porque o Estado do Piauí é vocacionado para empreender. Já temos iniciativas com os centros profissionalizantes e agora iremos incentivar os alunos a valorizar essas iniciativas para que lá na frente eles possam montar seu próprio negócio”, mencionou a parlamentar.

O Diretor Técnico do Sebrae-PI, Delano Rocha detalha que o PNEE vem sendo implementado pelo Sebrae em todo o país e busca incentivar o empreendedorismo junto aos jovens contemplando desde a educação básica ao ensino superior.

“O prêmio une várias iniciativas e estimula as ideias que já existem e futuramente possam disseminar em outras iniciativas como ‘cases’ de sucesso de estímulo ao empreendedorismo. Nosso propósito é dar suporte para que o público se inscreva no prêmio”, explica.

Crédito: José Alves Filho

O prêmio tem por base o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Podem se inscrever no Sebrae profissionais ligados a instituições de ensino até abril. Na prática, feiras de escolas públicas e privadas com temas voltados ao empreendedorismo e outros eventos podem concorrer ao prêmio. “São várias iniciativas que estimulam o tema junto a esses jovens que vai desde o ensino médio até o superior e os próprios profissionais podem participar, técnicos, gestores, professores e reitores”, ressalta Delano.

Prêmio

O prêmio está organizado em categorias. As melhores iniciativas estaduais e regionais serão reconhecidas por cada categoria (ensino fundamental, ensino médio, ensino profissional e ensino superior). Já os melhores cases nacionais receberão, além de troféus, um convite para participar de uma missão técnica nacional (1º, 2º e 3º lugares). Por fim, para os 1º lugares em cada uma das quatro categorias, será concedida também uma oportunidade de apresentar o seu projeto em um evento de visibilidade nacional.

A premiação a nível estadual ocorre em maio, no Congresso das Cidades, junto dos gestores municipais; a nacional acontece em agosto de 2019.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES