Prêmio Inclusão Social chega à 9ª edição abraçando a juventude no Piauí

A partir da próxima quinta-feira o Sistema Meio Norte volta a mostrar as iniciativas

Prêmio acontece anualmente e premia iniciativas de sucesso | Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comemorando iniciativas pioneiras que privilegiam a juventude, a nona edição do Prêmio Inclusão Social contará histórias de ousadia, coragem e criatividade de pessoas e organizações que fazem a diferença no cenário social do Piauí.

O projeto do Sistema Meio Norte de Comunicação retorna a partir da próxima quinta-feira e colocará em debate iniciativas daqueles que ajudam a transformar a vida dos jovens do Estado do Piauí.

Ao longo de oito anos, o Prêmio Inclusão Social foi mais que um radar para a sociedade. O Inclusão é um catalizador de programas desenvolvidos por empresas, microempresas, cidadãos avulsos, ONGs e empreendedores que plantaram uma semente de amor que busca ajudar a vida dos que mais precisam.

?O prêmio é um marco para o povo piauiense, pois destaca a brava característica de persistência e reinvenção de nosso povo?, destaca José Osmando de Araújo, idealizador do Prêmio Inclusão Social e diretor do Sistema Meio Norte de Comunicação.

Neste ano o Inclusão Social dará destaque para iniciativas que festejam a transformação social na vida dos mais jovens. Em uma época onde é cada vez mais comum perder a juventude para as drogas, criminalidade e violência urbana, o prêmio busca fazer um recorte de atitudes pioneiras para que elas possam servir de referência para a sociedade como um todo.

O tema do prêmio coincide com uma série de acontecimentos que marcam o mundo contemporâneo. No último dia 5 de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma contagem regressiva de 1.000 dias que busca alcançar os Objetivos do Milênio através de ações focadas nos aspectos de educação, saúde, meio ambiente, trabalho e bem-estar de crianças, adolescentes e jovens.

Este ano também vivenciará a Jornada Mundial da Juventude, evento criado pela Igreja Católica com a visita do Papa Francisco, que contará com o debate da juventude que busca extrair respostas para os dilemas contemporâneos de adolescentes e jovens na tentativa de causar uma ruptura do paradigma atual que envolve o planeta e propor um novo discurso para a tranformação do mundo.

José Osmando destaca a capacidade que o jovem tem de se reinventar e acrescenta que o amor e compreensão dessas atitudes especiais podem servir de bom exemplo.

E, quem sabe, elevar a autoestima desses jovens para que eles possam se enxergar em bons modelos e atuarem como agentes transformadores do seu próprio espaço e tempo.

Conhecendo o Prêmio Inclusão Social

A meta principal da 9ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social é descobrir e mostrar todas iniciativas públicas e privadas, individuais e coletivas, que tenham nos adolescentes e nos jovens a razão de sua existência.

O desejo dos idealizadores é chamar a atenção de toda a sociedade a adotar uma atitude de comprometimento para transformar positivamente vida a adolescência e juventude, de modo que as ações que visem sua proteção deste grupo sejam ampliadas e melhoradas.

O Prêmio Inclusão é um evento que se transformou no mais competente e abrangente radar de responsabilidade social do Estado, trazendo ao conhecimento da sociedade inúmeras histórias de anônimos que desenvolvem soluções inovadoras para transformar a vida da juventude em situação de vulnerabilidade social que precisa de ajuda.

Em 2013, o Prêmio Piauí de Inclusão Social acontecerá ao longo de 27 semanas, iniciando dia 02 de Maio e prolongando-se até 31 de Outubro, quando se encerram as veiculações das matérias geradas sobre cada projeto, cada iniciativa, cada ação que esteja fazendo a diferença na missão de tornar mais feliz o povo do Piauí.

Todas às quintas-feiras, no decorrer dos próximos seis meses, o Jornal Meio Norte, a Rede Meio Norte de Televisão e o Portal Meio Norte (www.meionorte.com) veicularão reportagens produzidas em Teresina e em vários outros pontos do interior.

Em 22 de Novembro acontecerá a festa de entrega dos prêmios no Blue Tree Hotel Rio Poty que, a exemplo dos anos anteriores, terá transmissão ao vivo pela Televisão e cobertura online do portal.

Os concorrentes se submetem a análise feita por um Júri formado por 11 instituições governamentais e não-governamentais, dentre as quais Universidade Federal do Piauí, Embrapa Meio Norte, SESI, SESC, SEST/SENAT, FIEPI, IFPI, DRT/PI, SINE, UESPI, sob a coordenação da Fundação CEPRO.

Tudo isso para premiar a atitude vencedora de pessoas anônimas e corporações que fazem o bem e promovem a elevação humana dos cidadãos piauienses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES