Prêmio ODM Brasil será lançado no Piauí

Prêmio ODM Brasil será lançado no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Munic?pios, organiza?es n?o-governamentais (ONGs) e universidades t?m at? o dia 31 deste m?s para participar da premia??o Metas do Mil?nio, uma iniciativa do Governo Federal, com o apoio da Organiza??o das Na?es Unidas (ONU), Petrobras, Banco do Brasil (BB) e Caixa (CEF). O lan?amento do pr?mio ODM Brasil (Objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio) no Piau? vai ocorrer na sexta-feira, 5, ?s 18 horas, no audit?rio do Teatro da Assembl?ia Legislativa, com a presen?a de representantes da ONU e o assessor da Secretaria-Geral da Presid?ncia da Rep?blica, Geraldo Magela. Os interessados j? podem se inscrever pelo site www.premioodm.org.br.

Essa ? uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposta pelo governo brasileiro. A iniciativa conta com o apoio do Programa nas Na?es Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de um conjunto de empresas e associa?es do setor privado. Na edi??o de 2005, foram inscritos 920 projetos, 27 dos quais foram premiados.

Chegou ao Estado uma equipe da Presid?ncia da Rep?blica para articular o lan?amento do pr?mio. O grupo ? composto por representantes da Secretaria-Geral da Presid?ncia da Rep?blica, Petrobras, BB e Caixa. ?Dos 191 pa?ses que foram signat?rios das metas do mil?nio, s? no Brasil existe a premia??o. Essa ? uma forma que o presidente Lula encontrou de motivar organiza?es com o objetivo de fazer com que o pa?s alcance as metas do mil?nio?, explica F?tima do Carmo, da equipe da Presid?ncia.

As organiza?es contempladas v?o receber a premia??o em mar?o de 2008. ?A premia??o ? um trof?u que a entidade vai receber do presidente da Rep?blica, no Pal?cio do Planalto. O presidente chama esse trof?u de Oscar dos Pobres?, diz uma das articuladoras do pr?mio no Piau?.

A iniciativa foi lan?ada em Bras?lia pelo presidente Lula em agosto, por meio do PNUD e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Desde ent?o, o pr?mio contemplou os Estados de S?o Paulo, Rio Janeiro, Esp?rito Santo, Rio Grande do Sul, al?m de Bras?lia.

O Pr?mio ODM Brasil foi criado para estimular as iniciativas de prefeituras, empresas e orgraniza?es da sociedade civil que contribuam para o cumprimento desses objetivos. As Metas do Mil?nio foram lan?adas pela ONU no ano de 2000. No Brasil, o objetivo ? erradicar a pobreza e a fome at? o ano de 2015.

Entre as finalidades da premia??o destacam-se: incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a pr?ticas que contribuam para os objetivos de Desenvolvimento do Mil?nio propostos pela ONU; desenvolver um banco de pr?ticas bem-sucedidas que seja refer?ncia de pol?tica p?blica para a sociedade e governos; e reconhecer publicamente os esfor?os em favor dos Objetivos do Mil?nio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES