Prêmio Piauí de Inclusão Social 2013: União de artistas faz a força no Piauí

São apenas cinco anos de trabalho, mas as experiências pessoais de uma vida inteira rompem os limites temporais

Exposição | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fundada em 2008, a União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI) é uma entidade que surgiu com a necessidade unir forças para preencher uma importante lacuna - a devida valorização do trabalho dos artistas locais. Com 30 membros atualmente, a UAPPI é presidida pelo artista Estênio Barbosa, que faz de sua experiência, de 20 anos com a arte, um combustível para fortalecer o grupo.

Como parte das atividades desenvolvidas pela União de Artistas, as exposições e mostras são as ações que pretendem deixar a população em geral mais próxima da arte. ?Durante o ano nós organizamos mostras em espaços públicos do centro para familiarizar a população com da arte. É muito gratificante ver as pessoas parando alguns minutos e apreciando o nosso trabalho?, relata Estênio Barbosa, que é ligado à arte ceramista.

Os perfis dos membros da UAPPI e a maneira que eles encontram para contribuir com fortalecimento da arte são diferentes. Ellen Mourão se formou e hoje é professora de artes. Pós- graduada em História da Arte ela considera que o fortalecimento da profissão também necessita de pesquisa e registro das obras, um trabalho quase inexistente no Piauí.

?O acervo de publicações sobre a arte e o artista piauienses é ínfimo e para a consolidação da área é necessário esse contato com a história. Precisamos catalogar e escrever sobre a história e importância desses artistas. Cada um de nossos membros recebeu esta nobre tarefa de pesquisar e fazer registros sobre artistas locais?, disse Ellen Mourão, professora no Instituto Federal Piauiense (IFPI).

Educação artística como pilar para valorização da arte

Como em outras categorias profissionais, a arte passa por desafios que vão desde a falta de patrocínio, organização e apoio, sobretudo às artes visuais. No entanto, estas são dificuldades que podem ser diluídas gradualmente.

A professora Ellen Mourão, destaca que parte das dificuldades pode começar a ser vencida na escola, com um educação voltada para a valorização da arte.

?É preciso investir em uma educação artística de qualidade e ela deve ser oferecida já na infância, quando nós começamos a preparar o nosso público apreciador?, defende a professora de artes.

Os nomes da arte unidos por uma meta

Imbuída do sentimento de apoiar outros artistas conterrâneos, a renomada artista Dora Parentes também se uniu ao grupo, como forma de incentivo e faz questão de se colocar ao lado de cada artista. O presidente da UAPPI, Estênio Barbosa, valoriza este apoio que tem ajudado a consolidar a categoria.

?Aqui nós temos uma importante troca de forças. A presença de Dora Parentes na União dá ânimo para os outros bons artistas que estão começando e para que eles acreditem que é possível viver da arte nos mais variados estilos?, ressaltou.

Dora Parentes acredita em dias melhores para os artistas plásticos locais. ?Todo começo é difícil, até você ser acreditado, mas queremos mostrar que é possível?, conta ela, que atualmente se divide entre o Rio de Janeiro e Piauí.

Reisinha Barbosa, artista especializada em pinturas e modelagem de cerâmica, também é um considerável nome das artes locais e teve o talento despertado ainda na adolescência.

Ela é, também, um símbolo do esforço e do reconhecimento de um bom trabalho. Já expôs e vendeu para públicos de Fortaleza, Brasilia, São Paulo e diz orgulhosamente que vive de sua arte.

?Se sustentar da arte no Piauí é difícil, mas é possível. Contudo, é preciso ter muita perseverança e coragem para lutar muito. Atualmente posso dizer que me sinto muito bem recebida com o meu trabalho?.

EVENTO

A 6ª Anual ?Manifestações? ? é a vernissage organizada pela União dos Artistas Plásticos Piauienses, disponível para visitação até o dia 31 de Outubro no Espaço Cultural Agostinho Pinto, Sesc, localizado na Avenida Campos Sales, Centro Norte.

A mostra tem o trabalho de 24 artistas e traz homenagem ao renomado artista piauiense Fred Ramos. O evento é gratuito em todos os dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES