Prêmio Piauí Inclusão Social 2013: Judô coloca jovens no caminho da cidadania no PI

O projeto desenvolvido na zona Sul de Teresina envolve crianças e jovens no esporte, tirando-os da ociosidade

Professor e aluno em atividade do projeto judô Shalom | Jonathan Dourado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há quatro anos as crianças e adolescentes carentes da zona Sul de Teresina têm uma alternativa a mais para não enveredar pelo caminho da marginalidade. A vontade de ajudar, junto com uma boa dose de solidariedade, levou o professor de judô Werberton Gomes a criar o projeto Judô Shalom, que hoje atende 120 pessoas.

O professor explica que uniu sua paixão pelo judô com a necessidade das crianças e adolescentes da zona Sul de Teresina de exercer uma atividade para sair da ociosidade. ?Eu percebia que as crianças e adolescentes ficavam ociosos, principalmente no turno da noite, nas praças do bairro Promorar, sendo alvos fáceis da criminalidade, e decidi criar esse projeto justamente no turno da noite?, disse.

O projeto acontece das 18h às 20h, no Núcleo de Atendimento Intergeracional, no bairro Promorar. O projeto nasceu para atender crianças e adolescentes, mas hoje até adultos já foram atraídos pelo Judô Shalom. Ele atende pessoas de baixa renda, de escolas públicas, e algumas com problemas familiares, com pais envolvidos com o mundo das drogas. ?Hoje, depois de quatro anos de projeto, nós o avaliamos como algo que deu certo. Os resultados são muito bons, hoje nós temos casos de pessoas que conseguiram sair do mundo das drogas e isso é muito positivo?, avalia Werberton.

O Judô Shalom tem uma parceria com a Igreja do Evangelho Quadrangular, o que dá ao projeto um caráter espiritual bastante presente no dia a dia das pessoas que participam dele. O professor explica que, com isso, é mesclada a filosofia esportiva com os ensinamentos bíblicos. ?Nós discutimos vários assuntos importantes como sexualidade, criminalidade, drogas, tudo à luz das escrituras bíblicas?, afirmou. Com isso, o objetivo do projeto é formar cidadãos de bem e não apenas atletas.

Mas mesmo com resultados tão positivos e já tendo conquistado as comunidades da zona Sul da cidade, o projeto ainda funciona em um espaço precário, cedido pela Prefeitura Municipal de Teresina e sem muito apoio financeiro.

Para ir para competições, os atletas do projeto precisam arrecadar o dinheiro necessário junto às suas famílias, salvo algumas exceções que já contam com patrocínio.

Projeto expande e é levado à Vila da Paz

Além do bairro Promorar, a vila da Paz, também na zona Sul de Teresina, agora conta com o projeto Judô Shalom.

O projeto ainda funciona no local de forma precária, mas já cumpre com a sua proposta de inserir crianças e adolescentes na prática esportiva e afastá-las da marginalidade. Há cerca de um mês no local, o projeto já conta com 80 crianças e adolescentes que viram no esporte uma forma de sair da ociosidade.

Werberton explica que há algum tempo ele queria expandir o Judô Shalom dentro da zona Sul, para outra comunidade e decidiu pela vila da Paz, após realizar um mapeamento pela região para descobrir qual o bairro mais necessitava do projeto. ?Nós preferimos atuar naqueles locais aonde a Prefeitura não chega, aonde nenhum outro projeto quer ir. E escolhemos a Vila da Paz por perceber que nesse local há muitas crianças enveredando pela criminalidade, pelo tráfico de drogas?, explicou.

O projeto ainda está no início e ainda enfrenta dificuldades. As crianças não têm quimono e treinam em apenas oito placas de tatame, que foram trazidas do Núcleo de Atendimento Intergeracional, no Promorar, onde já funciona o Projeto Judô Shalom. O projeto funciona dentro da igreja. ?Eu cresci na zona Sul e sei como funciona isso aqui. Se as crianças não tiverem nada por que se apaixonar fica difícil. Essa é uma forma de deixar os pais mais tranquilos?, disse.

Judô é forte aliado na educação dos jovens

Não são apenas as crianças que festejam a existência do Judô Shalom, os pais também ficam felizes de saber que seus filhos estão envolvidos em uma atividade extra. Maria do Carmo de Jesus matriculou o filho há cerca de um mês no projeto que funciona no Promorar e diz que se sente mais tranquila de saber que seu filho está ocupando seu tempo com algo tão positivo.

?Ele sempre gostou muito de esporte e decidi colocá-lo no judô. Antes ele ficava pedindo para brincar na rua, agora na hora de ir pra rua ele vem para o judô. Isso me deixa bem mais tranquila, pois enquanto ele está aqui, ele não está na rua?, disse a mãe de Gabriel Santos da Silva, de 9 anos. Eles são moradores do bairro Santo Antônio, também na zona Sul, nas proximidades do bairro Promorar.

Henrique Marques Vieira, hoje com 17 anos, conta que entrou no Judô Shalom desde o início do projeto e aprendeu muito nesses anos. ?Minha vida mudou muito desde que entrei aqui, na família, na escola, na sociedade. O judô me abriu muitas portas. Hoje eu sou professor desse esporte?, disse.

Projeto já tem campeões nacionais

Um dos frutos do projeto Judô Shalom é a atleta Elenilda da Silva Pereira, de 13 anos. Ela começou no projeto com nove anos de idade e hoje já coleciona bons resultados conseguidos em competições nacionais e locais. Nesse final de semana ela vai para mais uma competição nacional, o Campeonato Brasileiro de Judô, que acontece em Manaus, nos dias 5 e 6 de outubro.

A atleta vem de uma vitória nos Jogos Escolares Brasileiros, que aconteceram em Natal, no início desse mês. Caso ela tenha um bom resultado em Manaus, ela irá para o Chile disputar o Pan-Americano. ?Os jogos escolares que ela venceu em Natal é uma das competições mais difíceis da categoria dela, no Brasil. Por isso estamos confiantes em um bom resultado em Manaus, para que possa ir ao Chile?, afirmou o professor de Judô Werberton Gomes.

A menina, de 13 anos, já tem discurso de campeã e afirma que está treinando para trazer mais um bom resultado para o Piauí. ?Não é fácil participar dessas competições, tem que treinar muito. Se for pra não treinar, melhor nem viajar pra competir?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES