Prêmio Piauí Inclusão Social 2013: Projeto usa música para ensinar jovens no PI

Criado EM 2004 com o objetivo de formar músicos voltados para o estilo clássico, o projeto Orquestra Escola tem sido o responsável por realizar sonhos

Muitos músicos que estão na OST começaram no Orquestra Escola | Kelson Fontinele
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O projeto Orquestra Escola é uma iniciativa voltada para a introdução de jovens entre 9 e 17 anos ao mundo da música erudita. Foi criado em 2004 no Palácio da Música, a partir de um sonho do maestro Emanuel Coelho, que também coordenou a Orquestra de Câmara de Teresina de 1993 a 2003, hoje Orquestra Sinfônica de Teresina e como uma continuidade melhorada de projetos já existentes na casa.

O grande maestro teresinense, apaixonado pelo ensino da música a crianças e jovens, desenvolveu métodos e cartilhas para o ensino desse público que são utilizadas pelos monitores do projeto. Atualmente são 122 alunos que receberam a oportunidade de estudar música clássica através de diversos instrumentos, como violino, violoncelo e trompete, por exemplo.

O monitor do projeto, Antônio do Desterro Viana, que ensina música na Orquestra Escola desde o início, descreve a iniciativa do Palácio da Música com excelente sementeira de novos talentos.

Exemplo disso são os músicos da Orquestra Sinfônica de Teresina, liderada pelo maestro Aurélio Melo. A maioria deles saiu do projeto. ?Muitos músicos que estão na OST começaram na Escola com algumas noções musicais ou mesmo do zero?, disse Desterro Viana.

Difundindo a música clássica entre as crianças

A existência do projeto tem a finalidade básica de difundir a música clássica às crianças e adolescentes, além de despertar novos talentos para a música e desta forma apresentar outra oportunidade de vida. Muitos se profissionalizaram, cursando faculdades de música e se tornaram músicos de primeira linha da OST e monitores no Palácio da Música.

O monitor de violino Hélcio Veras, se matriculou como aluno há 18 anos em outro projeto voltado para a Orquestra de Câmara e atualmente trabalha também na Escola de Música de Teresina. A influência da música na vida de Hélcio vem desde a infância e permeia quase todas as suas vivências.

?Eu sou evangélico e desde pequeno tenho contato com as bandas da igreja. A música é sempre muito bem difundida no meio e sempre fez parte da minha formação como pessoa?, disse o violinista.

A possibilidade de seguir carreira a partir de um estágio remunerado dentro da própria OST estimula o desempenho dos alunos, muitos deles que vivem na pobreza e enxergam uma nova perspectiva. Contudo, o monitor Desterro Viana não acha conveniente criar imagens para a Orquestra Escola. ?Não gostamos de estereotipar o projeto e dizer que é para oferecer uma ocupação a essas crianças e tirá-las de algum risco social. O objetivo é musicalizar esse grupo, estimular talentos e levar o som da música erudita a todos. No entanto, eu tenho certeza que a música ajudou a transformar meninos que saíram da pobreza extrema e hoje são músicos remunerados?, explica.

O projeto também funciona de forma ativa, captando novos alunos, meninos e meninas, nas escolas do bairro.

?Nosso objetivo é retomar o que fizemos há dois anos, quando levamos uma banda e instrumentos grandes para atrair novos alunos para a Orquestra Escola e se tivéssemos mais instrumentos, teríamos mais alunos, certamente?, relembra Desterro Viana.

Saulo de Freitas Costa, 15 anos, começou já este ano a fazer aulas de violino e mesmo com pouco tempo de aulas, ele prova que é bem entendido no assunto. Já sabia violão e flauta, aprendidos na igreja católica. Sobre o violino ele disse que o escolheu por achar um instrumento elegante. ?Se estou aqui, agradeço muito ao meu pai que me trouxe para cá e ao projeto por me proporcionar esse aprendizado. Acredito que posso perseguir o meu sonho e ser um grande maestro, um dia?, acrescentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES