Presidente da FMS diz que não há doses suficientes para policiais

Uma reunião junto às instituições será realizada ainda hoje para definir uma estratégia de vacinação.

ty | dfy
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacinação contra a Covid-19 dos profissionais das forças de segurança do Piauí inicia nesta segunda-feira (05). Estão inclusos todos os servidores em atuação no Estado, incluindo policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, guarda municipal, corpo de bombeiros e forças armadas. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Cel. Lindomar Castilho Melo, informou que a decisão foi acertada, visto que a categoria é uma das linhas de frente em combate ao vírus e fiscalização de decretos. Segundo ele, mais de 1300 policiais testaram positivo até o momento, além de 35 óbitos, contando com agentes da ativa e da reserva. 

Cel. Lindomar Castilho, Comandante Geral da PM-PI (Foto: Divulgação)

“Nós temos notícias de que o interior já está iniciando agora pela manhã em várias cidades, já estão sendo comunicados os comandantes; estão alinhados lá iniciando a vacinação ao longo do dia. O policial é preparado todo dia. Ele é protegido, preparado para isso. No caso do vírus como esse, a única forma de proteção é a vacina. Por isso que essa medida foi acertada e queremos iniciar de fato a vacinação dos policiais em todo estado para que eles possam ter mais segurança e continuar nessa luta diária  de melhor ajustar o Piauí para afastar o vírus da sociedade. É uma coisa que não para, pois  a polícia não pode parar. Tem que tá não só fiscalizando a medida do decreto, como combatendo o crime.Queremos toda a tropa, 100% da tropa vacinada. Muito embora um policial esteja em um trabalho administrativo, mas nada impede de ser convocado em alguma baixa para substituir o operacional”, explica. 

O Comandante adiantou que sobre a capital, está aguardando apenas uma decisão da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para encaminhar os policiais aos postos de vacinação em Teresina.  “Na capital nós estamos aguardando a decisão da secretaria de saúde do município. Nós encaminhamos a relação dos policiais, quantidade de doses e eles estão decidindo em que quantidade podem atender e se começa hoje ou amanhã. Estamos aqui aguardando o sinal verde para saber quais são os postos de vacinação para encaminhar os policiais para ainda ao longo do dia ou no máximo amanhã, termos os primeiros vacinados em Teresina”, disse. 

No entanto, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, revelou que as doses recebidas para a categoria foram insuficientes em um primeiro momento. Uma reunião junto às instituições será realizada ainda hoje para definir uma estratégia de vacinação. Teresina recebeu em torno de 1100 doses para um montante de cinco mil agentes das categorias citadas anteriormente. 

Presidente da FMS diz que doses são insuficientes para a categoria em um primeiro momento (Foto: Semcom)

“Nós recebemos um pouco mais de 1100 doses para que a gente vacine policiais militares, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Federal. Pela soma que a gente tem agora, tem mais de cinco mil pessoas neste grupo. Teremos uma reunião às 11 horas para que a gente junte os grupos envolvidos e a gente possa chegar a um consenso de quais servidores dessas instituições serão encaminhados para vacinação. A prioridade seria aqueles que estão mais à frente possível. Claro que o ideal seria termos todas as doses que essas instituições precisam. Porém, vieram pouco mais de 1000 doses. Então, certamente não dará para todo mundo. Cada um enviará sua lista de acordo com o número de doses previstas”, finaliza. 

Fiscalização do decreto

Lindomar Castilho reforçou a importância da prioridade de imunização da categoria ao citar a fiscalização dos decretos. “Foi uma semana muito difícil, com feriados prolongados e medidas restritivas muito duras, como por exemplo o transporte intermunicipal. A gente sabe que tradicionalmente período de semana santa as pessoas se deslocam da capital para o interior e para isso tivemos que fiscalizar as rodovias estaduais, fizemos apreensão de veículos que fazia transporte, fizemos interdição de praias, fiscalizamos banhos de cachoeiras; foram mais de 800 estabelecimentos fiscalizados só na capital”, pontua. 

Com informações da jornalista Solange Sousa, da Rede Meio Norte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES