Presidente da França, Emmanuel Macron, é agredido com tapa em viagem; vídeo

Ele cumprimenta um homem que grita “abaixo a Macronia” (A bas la Macronie), uma referência ao governo de Macron.

macron | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente francês, Emmanuel Macron, foi agredido com um tapa no rosto durante uma viagem oficial ao sul da França nesta terça-feira (8). Ao menos duas pessoas foram detidas, segundo as autoridades locais.

Emissoras de rádio e TV da região de Drôme, próxima à Lyon, divulgaram imagens do momento em que o presidente se aproxima de um cercado que o separa da população e recebe um tapa.

Ele cumprimenta um homem que grita "abaixo a Macronia" (A bas la Macronie), uma referência ao governo de Macron, antes de desferir um tapa no rosto do presidente. Agentes de segurança rapidamente intervêm, tiram Macron do local e apreendem o agressor. Imagens da TV local mostram que o presidente ainda continuou na área e chegou a falar, de longe, com apoiadores.

Presidente da França cumprimenta homem que lhe dá um tapa no rosto - Foto: Reprodução

A identidade do agressor, do segundo detido, e a motivação para o ataque ainda não foi divulgada. Segundo a agência de notícias Reuters, antes de desferir o tapa, o agressor grita também "Montjoie Saint Denis", uma espécie de grito de guerra do exército francês usado durante a monarquia.

Macron visitava a região para se encontrar com donos de restaurantes e falar sobre o relaxamento das normas sanitárias e a volta à normalidade com o controle da pandemia de Covid-19 no país.

'Democracia é alvo'

O primeiro-ministro Francês, Jean Castex, comentou a agressão do chefe de Estado em na sessão desta terça da Assembleia Nacional. Ele disse que a democracia é um alvo e está ameaçada.

"Isso mostra simplesmente que a democracia é um alvo", disse Castex aos parlamentares. "A democracia é o debate, o diálogo, o confronto de ideias de desacordos, mas nunca pode virar violência."

As informações são do G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES