Presidente da OAB Nacional recebe título de cidadania piauiense na Alepi

Segundo o deputado Henrique Pires, Simonetti teve atenção especial ao Piauí e de destacou quando em 2020, em meio da pandemia da COVID-19

Presidente da OAB Nacional recebe título de cidadania piauiense na Alepi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, recebeu o título de cidadão piauiense na manhã desta quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI). A homenagem foi aprovada por unanimidade e por proposição do deputado Henrique Pires (MDB). Simonetti foi eleito presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2022-2025, durante votação realizada em 31 de janeiro de 2022. 

O Plenário da Casa esteve lotado de representantes da advocacia para a homenagem e contou com autoridades como o governador do estado, Rafael Fonteles, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques e o ex-presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho. Na cerimônia, o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), declarou instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Advocacia Piauiense.

“Da Batalha do Jenipapo à abertura democrática, piauienses sempre estiveram na vanguarda das transformações que nos permitiram almejar um país justo e igualitário”, assim o amazonense Beto Simonetti destacou a importância de ser reconhecido como cidadão piauiense. O presidente da OAB ressaltou em seu discurso que sempre foi bem recebido no estado onde fez muitos amigos.

Ao citar figuras piauienses de renome para a advocacia nacional como Petrônio Portella e Evandro Lins e Silva, Beto Simonetti fez uma referência especial a Esperança García, que foi reconhecida no final de 2022 pelo Conselho Pleno da OAB como a primeira advogada do Brasil. “Um verdadeiro grito de liberdade, um ato de resistência que deve servir de inspiração às futuras gerações”, assim o homenageado classificou a carta que Esperança Garcia escreveu denunciando as agressões sofridas.

Presidente da OAB Nacional recebe título de cidadania piauiense na Alepi (Foto:  Ascom Alepi/ Tiago Amaral)Também em referência à piauiense, o autor do decreto legislativo de entrega do título de cidadania, deputado Henrique Pires (MDB), destacou a doação que o Governo do Estado vai fazer à OAB Nacional de um busto de Esperança Garcia para ser colocado na sede da entidade em Brasília. O deputado Fábio Novo (PT) afirmou que a escultura será produzida pela artista plástica Dora Parentes.

A importância da democracia também foi destacada por Rafael Fonteles. Ele convidou o novo cidadão piauiense a manter a tradição de seus novos conterrâneos e ser protagonista, juntamente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, da Estratégia Nacional de Defesa da Democracia.

ATENÇÃO ESPECIAL AO PIAUÍ

Segundo o deputado Henrique Pires, Simonetti teve atenção especial ao Piauí e de destacou quando em 2020, em meio da pandemia da COVID-19, veio pessoalmente ao estado do Piauí na condição de Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado acompanhar os 582 examinados da 2 fase do XXXI Exame de Ordem. 

“Uma preocupação especial em garantir o seguimento de todos os protocolos de segurança e assegurar a saúde dos participantes”, afirma o deputado.

Presidente da OAB Nacional recebe título de cidadania piauiense na Alepi (Foto:  Ascom Alepi/ Tiago Amaral)Natural do Amazonas, a atuação de Beto Simonetti, como é conhecido, na Advocacia está mais voltada para os tribunais federais. Entre as funções que desempenhou pelo engrandecimento da advocacia está a de diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES