Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes pede demissão

Rubem Novaes foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo.

Compartilhe

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pediu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para deixar o cargo. A decisão foi comunicada em um fato relevante, divulgado nesta sexta-feira (24) pela instituição.

Rubem Novaes foi anunciado no cargo ainda em 2018, durante a transição de governo. A indicação dele foi feita por Paulo Guedes.

"O Banco do Brasil (BB) comunica que o sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao exmo. sr. presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e ao exmo. ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto [...] entendendo que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário", informou o banco.

Economista, Rubem Novaes é doutor pela Universidade de Chicago (EUA) e teve passagem pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ex-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também deu aula na Fundação Getúlio Vargas (FGV).



Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes pede demissão Foto: Evaristo Sá/AFP 

Propagandas

No período de Rubem Novaes à frente do Banco do Brasil, a instituição se envolveu em polêmicas em propagandas.

Em maio deste ano, por exemplo, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou ao banco que suspendesse parte dos contratos de publicidade, relacionados a propaganda em sites, blogs, portais e redes sociais.

A decisão teve como alvo sites acusados de propagar conteúdo falso na internet e que estavam recebendo recursos para divulgar anúncios do banco. A decisão do TCU atendeu a um pedido do Ministério Público.

Além disso, no ano passado, o banco retirou do ar uma propaganda que mostrava uma jovem negra careca, homens de cabelo rosa e homens no salão de beleza. Na ocasião, o jornal "O Globo" informou que Bolsonaro vetou a peça publicitária.

'Tem que vender essa porra logo'

Em maio deste ano, se tornou público por decisão judicial o conteúdo da reunião ministerial de 22 de abril.

Na reunião, o ministro Paulo Guedes se dirigiu aos presentes e disse: "Tem que vender essa porra logo", ao se referir ao Banco do Brasil.

"O senhor já notou que o BNDES e a Caixa, que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer? Banco do Brasil, a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então, tem que vender essa porra logo", disse Guedes na ocasião.

Íntegra

Leia a íntegra do comunicado do Banco do Brasil:

FATO RELEVANTE

Em conformidade com o § 4º do art. 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e com a Instrução CVM nº 358, de 03 de janeiro de 2002, o Banco do Brasil (BB) comunica que o Sr. Rubem de Freitas Novaes entregou ao Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro e ao Exmo. Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes, pedido de renúncia ao cargo de presidente do BB, com efeitos a partir de agosto, em data a ser definida e oportunamente comunicada ao mercado, entendendo que a Companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário.

2. Sendo aceita a renúncia pelo Presidente da República, a indicação do novo presidente do BB deverá acontecer na forma do artigo 24, inciso I do Estatuto Social do BB.

3. Fatos adicionais, julgados relevantes, serão prontamente divulgados ao mercado.

Brasília (DF), 24 de julho de 2020.

Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo

Vice-Presidente Gestão Financeira e Relações com Investidores


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar