Presidente do STJ cancela retomada de lockdown no DF

Ministro atendeu a pedido do Governo do Distrito Federal

STJ | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Humberto Martins, do Supremo Tribunal de Justiça,  atendeu pedido do Goverdo do Distrito Federal que suspende a determinação de lockdown no território, com medidas mais rígidas contra a pandemia do novo coronavírus. O entendimento é que fica a cargo do executivo estadual definir como devem ser as limitações para conter a crise sanitária na capital brasileira. A decisão desta sexta-feira (9) defere recurso da Procuradoria-Geral do DF (Pgdf).

O pedido de suspensão da liminar de sentença por parte do Governo foi protocolada na noite de ontem (8). O estopim para a história toda foi após a juíza Kátia Balbino, da 3ª Vara Federal Cível, a partir de um processo da Defensoria Pública da União (DPU-DF), conceder liminar no dia 30 de março solicitando regras mais duras no DF, como forma de enfrentar o avanço da Covid-19.

Sede do Supremo Tribunal de Justiça. Crédito: Agência Brasil.

O cabo de guerra jurídico continuou logo no dia 31, quando a desembargadora federal Ângela Catão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), derrubou a liminar expedida pela juíza, após solicitação do Governo. Mas não para por aí. O desembargador federal Souza Prudente decidiu que a medida da juíza valeria, sim, e as lojas e shoppings tiveram que, mais uma vez, fechar as portas.

Na visão do ministro Humberto Martins é preciso conciliar saúde e economia. “O Distrito Federal tomou decisão político-administrativa conciliatória dos relevantes interesses em conflito, com suporte em estudos técnico-científicos, sem descurar dos cuidados com a saúde pública e a importante preocupação com proteção da população contra a doença, mas também sem deixar de ter responsabilidade com relação ao regular funcionamento da economia na medida do possível, que, ao final, também diz respeito ao bem-estar dos cidadãos, o que ratifica a legitimidade de sua postura administrativa”, escreveu na decisão que derrubou a ratificação do desembargador.

Para o governador Ibaneis Rocha (MDB) todo o comércio deve voltar ao normal seguindo protocolos de segurança, embora a crise sanitária aperte o sinto do Distrito Federal. A capital do Brasil já soma mais de 6 mil mortos, com 77 registrada nas últimas 24h da decisão de Humberto Martins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES