Presidente Donald Trump anuncia que irá proibir TikTok nos EUA

O presidente norte-americano não antecipou as medidas, mas disse que poderia usar 'poderes econômicos de emergência' ou 'uma ordem executiva'.

Trump | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente americano, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (31) que irá proibir a rede social TikTok nos Estados Unidos, após as autoridades americanas mostrarem preocupação com a possibilidade da plataforma ser usada como ferramenta da inteligência chinesa.

Trump disse a repórteres que viajavam com ele no avião presidencial Air Force One que vai anunciar medidas neste sábado (1º) contra o popular aplicativo de compartilhamento de vídeos.

Donald Trump durante pronunciamento em 22 de julho de 2020 - Foto: Reuters

“No que diz respeito ao TikTok, estamos banindo-os dos Estados Unidos”, disse.

O presidente norte-americano não antecipou as medidas, mas disse que poderia usar “poderes econômicos de emergência” ou “uma ordem executiva” para banir o TikTok nos EUA.

“Bem, eu tenho essa autoridade. Eu posso fazer isso com uma ordem executiva ou ...”, disse ele, referindo-se a poderes econômicos emergenciais.

TikTok, um aplicativo de vídeos muito popular entre os jovens e que pertence à ByteDance, uma empresa com sede na China, tem cerca de um bilhão de usuários no mundo.

O The Wall Street Journal e a agência de notícia Bloomberg informaram mais cedo que Trump determinou a venda das operações americanas do TikTok, ao estimar que o serviço poderia ser usado pela inteligência chinesa.

Outros relatórios, incluindo um da Fox News, afirmaram que a Microsoft estava negociando para adquirir a rede social, cujo valor poderia alcançar dezenas de bilhões de dólares.

Funcionários e legisladores americanos expressaram nas últimas semanas preocupação com a possibilidade de o TikTok ser usado pela China como ferramenta de espionagem. A empresa responsável pela rede social nega qualquer vínculo com o governo de Pequim.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo gratuito, uma espécie de versão resumida do YouTube. Os usuários podem postar vídeos de até um minuto e escolher entre um enorme banco de dados de músicas e filtros.

Clips de comédia e citações de filmes também são oferecidos para os usuários sincronizarem os lábios.

Quando um usuário tem mais de mil seguidores, ele também pode fazer transmissões ao vivo para seus fãs e aceitar presentes digitais que podem ser trocados por dinheiro.

O aplicativo exibe tanto os vídeos dos perfis que o usuário segue e, com mais destaque, o conteúdo que o aplicativo escolhe com base no que ele assistiu antes.

A possibilidade de trocar mensagens privadas também está disponível entre os usuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES