Presídio monta barreira contra gripe A

Dentre as recomendações principais estão manter as mãos limpas, não compartilhar objetos e evitar aglomerações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria da Justiça encaminhou aos diretores de presídios do Piauí a nota técnica do Ministério da Saúde e do Departamento Penitenciário Nacional com orientações específicas para os Centros de detenção e instituições prisionais para evitar a pandemia de gripe A.

A nota técnica também visa garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais e a proteção da saúde e segurança dos detentos, agentes penitenciários e policiais militares que fazem a guarda externa dos presídios. O documento contém orientações gerais para a prevenção de infecções respiratórias e medidas de limpeza e desinfecção do ambiente

Dentre as recomendações principais estão manter as mãos limpas, não compartilhar objetos e evitar aglomerações, dentro dos estabelecimentos penitenciários (veja lista de recomendações abaixo). A Secretaria da Justiça iniciou as ações preventivas para evitar a ocorrência do vírus H1N1 (gripe A), em abril deste ano, no auge da divulgação de informações sobre contágio pela nova gripe com várias ocorrências no Brasil.

A secretária da Justiça, Cléia Maia, reuniu-se com a coordenadora de Saúde nos Presídios, Albaniza Félix e determinou a adoção de medidas para evitar a ocorrência da nova gripe nos presídios do Piauí. A coordenadora encaminhou profissionais de saúde que trabalham nos presídios para participarem do Protocolo sobre Gripe A realizado pela Fundação Municipal de Saúde.

No último dia 28 de agosto, foi realizado um treinamento sobre a nova gripe aos profissionais de saúde, diretores de penitenciárias e agentes penitenciários. O médico Ricardo Soares, da Gerência de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde realizou o treinamento junto com a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual da Saúde, Lígia Borges.

Ao destacar as ações de saúde desenvolvidas pela Secretaria da Justiça, a secretária Cléia Maia, enfatizou que também está sendo divulgada a portaria expedida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre as medidas de prevenção do vírus da gripe A.

SOBRE A NOTA TÉCNICA

Expedida pelo Ministério da Saúde e Ministério da Justiça

Em agosto de 2009

Recomendações gerais para a prevenção de infecções respiratórias:

Manter as mãos limpas;

Não compartilhar copos e utensílios;

Limitar o número de visitas por detentos ? para evitar aglomeração

Funcionários e/ou detentos que apresentarem sintomas respiratórios devem ser avaliados pelo médico da unidade evitar aglomerações nos horários de alimentação e recreação nos presídios.

Medidas de limpeza e desinfecção de superfícies:

Elaborar um protocolo para limpeza diária das instalações dos presídios

Desinfecção de objetos de uso comum como maçanetas, aparelhos telefônicos, etc.

Manter os ambientes ventilados

Assistência aos casos suspeitos de infecção gripe A:

Orientar detentos e funcionários sobre cuidados para evitar nova gripe

Isolar o suspeito ? encaminhá-lo para avaliação médica

Atendimento médico com uso de mascara cirúrgica (menos de 1 metro ? distância)

Os que apresentarem sintomas graves deverão ser encaminhados para internação nos hospitais especializados da rede pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES