Presídios de SP vão fazer triagem em visitas para evitar contágio da nova gripe

Orientação é para que pessoas com sintomas da doença sejam barradas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

. Pastoral Carcerária vai identificar grupos de risco nas penitenciárias. Os presídios de São Paulo começaram a tomar providências para evitar o contágio dos detentos com a nova gripe. A orientação da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) em relação às visitas é barrar qualquer pessoa suspeita ou com sintomas de gripe nas entradas das unidades. A medida é para evitar que o vírus Influenza A (H1N1) chegue aos presídios. Até esta semana, a SAP não havia registrado nenhum caso do vírus da nova gripe entre os detentos do estado.

Entretanto, caso haja alguma suspeita, as unidades foram orientadas a retirar imediatamente o preso do local e removê-lo para uma casa de saúde. Caso seja confirmada a infecção, ele deverá permanecer internado. Os presos também receberam as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a contaminação, como lavar as mãos e cobrir o rosto ao tossir e espirrar. Na região de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, o Ministério Público já vistoriou as unidades.

Nas próximas semanas, o serviço de assistência à saúde dos presídios do estado vai realizar uma força-tarefa durante as visitas aos presos. A preocupação com a gripe dentro dos presídios tem motivo. Quase sempre as unidades abrigam mais presos do que a capacidade, o que torna o ambiente propício para a contaminação.

O Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, que tem capacidade para 778 presos, abriga atualmente 1.059. A Diocesana Pastoral Carcerária já começou um trabalho de identificação de grupo de risco dentro das penitenciárias da região. Mortes do estado De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde, divulgada na sexta-feira (31), 37 pessoas morreram em decorrência da nova gripe em São Paulo.

Também na sexta, além do anúncio do governo do estado, as prefeituras de Campinas, Jacareí e São Caetano do Sul divulgaram novas mortes. Em Campinas, foi registrada a quarta morte da cidade, uma adolescente que estava grávida de gêmeos. Os bebês nasceram em 14 de julho, passam bem e já receberam alta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES