Preso injustamente há mais de 2 anos é libertado

Trabalho em conjunto das Defensorias Públicas do Piauí e do Amapá conseguiu liminar em habeas corpus

Defensoria Pública do Estado do Piauí | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atuação conjunta das Defensorias Públicas do Piauí e do Amapá, conseguiu liminar em habeas corpus que libertou um homem de 44 anos, que estava preso injustamente no Amapá, há 2 anos e 7 meses.

O homem, que respondia cerca de seis processos no Piauí, foi preso em Macapá em 2014. Na época, a Justiça do Piauí não foi informada da prisão e não foi aberto um processo de execução penal. Sem essas informações, ele continuou sendo considerado foragido.

Com os processos em andamento, mesmo na ausência do réu, a DPE-PI seguiu trabalhando e conseguiu habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça em 2018, quando ele deveria ter sido solto.

“Esse homem estava em uma espécie de limbo, preso no Amapá sem que a justiça amapaense soubesse porque ele estava preso, e sem que esse período na cadeia estivesse contando nas condenações da justiça piauiense”, explica a defensora pública do Amapá, Luciana Montenegro. 

Como o habeas corpus, conseguido pela Defensoria do Piauí  não foi cumprido em 2018, ele esteve preso injustamente desde então. Em 2020, quando a DPE-PI apresentou o caso à Defensoria Pública do Amapá, tudo começou a ser esclarecido.

A DPE-AP pediu um novo habeas corpus, que foi deferido em liminar pelo Tribunal de Justiça do Amapá. 

 Defensor público João Batista Viana do Lago Neto

O defensor público João Batista Viana do Lago Neto, titular da 6ª Defensoria Pública Criminal no Piauí, diz que graças a Defensoria do Amapá o assistido finalmente foi posto em liberdade. “O cidadão permaneceu invisível aos olhos do Estado, mas não para a Defensoria Pública, que desde 2017 lutava pela sua liberdade. Com a parceria da Defensoria Pública do Amapá foi possível tornar a defesa verdadeiramente efetiva", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES