Pressionado, Renan desiste de presidir votação da LDO

Pressionado, Renan desiste de presidir votação da LDO

Pressionado, Renan desiste de presidir votação da LDO | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), desistiu de comandar a sess?o do Congresso que vai votar a LDO (Lei de Diretrizes Or?ament?rias), marcada para hoje ? noite.

A decis?o foi comunicada por ele ao presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e ao l?der do governo na C?mara, Jos? M?cio (PTB-PE). "A decis?o foi dele e pessoal. Ele pensou nos interesses do pa?s e do Congresso", afirmou Temer.

O Pal?cio do Planalto enviou hoje emiss?rios para convencer Renan a desistir de presidir a sess?o de vota??o da LDO. O presidente Luiz In?cio Lula da Silva temia que se Renan estivesse no comando da sess?o, a oposi??o pudesse obstruir os trabalhos e impedir a vota??o da LDO.

Antes do an?ncio de Temer, Renan chegou a negar que estivesse sendo pressionado a desistir de presidir a sess?o. "Depois de um semestre tumultuado, vamos aprovar praticamente tudo o que era necess?rio, que ele [Pal?cio] imaginava ser aprovado. O Congresso est? cumprindo a sua parte, fazendo o seu papel", havia afirmado ele anteriormente.

O ministro Walfrido dos Mares Guia (Rela?es Institucionais) tamb?m entrou em a??o e orientou lideran?as peemedebistas a conversarem com Renan para orient?-lo a deixar a presid?ncia da sess?o com o deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG) primeiro vice-presidente da C?mara.

Pelo regimento do Congresso, cabe ao deputado a presid?ncia da sess?o caso o titular do cargo n?o esteja no comando dos trabalhos.

Boicote

Al?m de amea?ar obstruir a sess?o do Congresso, deputados da oposi??o prometiam constranger Renan se o senador estivesse no comando dos trabalhos.

Partidos de oposi??o defendem que o presidente do Senado se afaste do cargo at? que o Conselho de ?tica da Casa conclua as investiga?es sobre Renan.

O senador ? acusado de ter utilizado recursos da empreiteira Mendes J?nior para pagar pens?o aliment?cia ? jornalista M?nica Veloso com quem tem uma filha fora do casamento. Mais cedo, Renan sinalizou que n?o deve presidir a sess?o em meio ao boicote anunciado pela oposi??o.

O Congresso s? pode dar in?cio ao recesso parlamentar que vai de 18 de julho a 1? de agosto se a LDO for votada em sess?o conjunta da C?mara e do Senado. A lei ? importante para o governo federal porque estabelece as diretrizes para a elabora??o da proposta or?ament?ria de 2008.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES