Prevenção e conscientização são soluções para evitar doenças

O encontro deve seguir nesta terça-feira, 07

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (06) NO JORNAL MEIO NORTE

No III Encontro Piauiense de Vigilância em Saúde e a III Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador, que ocorreram simultaneamente, na nesta segunda-feira, 06, no auditório de um buffet, região central, tiveram como pontos de discussão a prevenção e a conscientização da população para produção, comercialização e consumo de alimentos ou mesmo quanto ao manuseio de determinados equipamentos. O encontro deve seguir nesta terça-feira, 07.

A solenidade de abertura do evento, contou com a presença do governador do Estado Wellington Dias, que destacou a importância da prevenção de doenças e da conscientização sobre a procedência dos alimentos consumidos.

“A prevenção é feita com a conscientização. Desde de um camelô que vende comida na rua, se obedece as regras de higiene, vai gerar renda e alimentar a preço popular as pessoas. Se não cumpre as regras da vigilância, você vai adoecer muitas pessoas, quem sabe com doenças que possam ser retransmitidas e levar a gravidade. Assim como tudo que é produzido, brinquedos e equipamentos. A ideia é gerar mais qualidade de vida”, esclarece o governador.

Para a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves, a qualidade de saúde não se refere apenas a assistência dada aos pacientes no interior dos hospitais, mas sim em medidas preventivas de doenças.

“Quando a gente fala em saúde, falamos em cuidar, e cuidar preventivamente. A gente não pode falar em saúde apenas em assistência em hospital. Essa só deve ocorrer quando a prevenção falha e é esse o motivo de discutirmos todas as formas de prevenção, com o objetivo de diminuir o risco da população para que ela não necessite do nosso leito hospitalar”, destaca.

Segundo Roque Veiga, assessor da coordenação geral da Saúde do Trabalhador, é necessário promover ações que previnem acidentes e doenças na população. “O que a gente procura enfocar é a oportunidade de visibilizarmos as ações de vigilância de saúde, que trata da sanitária, da epidemiológica, do ambiental e também da saúde do trabalhador. O nosso país não tem a cultura da promoção de saúde, vigilância ou de prevenção. E precisamos mudar isso” pontua.

A discussão foi proposta pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), o qual convidou os demais órgão relacionados a saúde no Estado, como o Governo do Estado, Samu, a Fundação Municipal de Saúde e outras.

Além disso, durante a abertura, o grupo de Teatro Artes Cênico de Saúde (TACS) apresentaram uma peça, debatendo os perigos que a população enfrentam no dia a dia ao consumir alimentos sem fiscalização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES