Prevenção: Piauí mantém atenção para o sarampo e orienta hospitais

Para evitar que casos de sarampo apareçam no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quarta-feira (31), reunião com os diretores dos hospitais da rede estadual, municipal e particular de Teresina.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para evitar que casos de sarampo apareçam no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta quarta-feira (31), reunião com os diretores dos hospitais da rede estadual, municipal e particular de Teresina.

 Na região nordeste, nenhum caso da doença foi notificado, mas em dois estados da região norte e no estado de São Paulo, já foram contabilizados mais de mil casos.

“Nós estamos fazendo uma reunião de sensibilização para vigilância do sarampo. Chamamos os hospitais, pois sabemos que o Brasil até 2016 tinha o certificado de país livre do sarampo. Mas no Amazonas já tem 400 casos, Roraima tem 200 e São Paulo já está passando de 600, e que esse vírus veio da Venezuela. Nosso objetivo é preparar a rede hospitalar para, caso aconteça de algum caso vir a ser registrado, a rede hospitalar do Piauí já esteja preparada, para fazer este controle”, lembra Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

 No Piauí, a vacina que previne a doença está disponível em todos os postos de vacinação, mas a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros, faz um alerta aos pais, para que levem os filhos para tomar o reforço.

“Nós não temos falta há muito tempo da tríplice viral, que contempla a do sarampo, e a distribuição está regular. Só em julho, cerca de 15 mil vacinas foram distribuídas em todo o estado e ainda temos no estoque. A cobertura com relação à primeira dose já está com 84%, agora, a segunda dose a gente pede para que os pais e responsáveis levem seus filhos para tomar, pois estamos apenas com 61%. Lembrando que os adultos, que não tenham tomado a segunda dose, também podem se vacinar contra a doença”, explica a coordenadora.

 Além da reunião com os hospitais da capital, a Secretaria de Estado da Saúde também reunirá os diretores dos hospitais do interior e as regionais de saúde, na sexta-feira (02). “Nosso intuito é deixar todo o estado consciente sobre a prevenção dessa doença, para não deixar que o vírus entre em nosso estado”, enfatiza Amélia Costa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES