Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Previsão aponta chuvas intensas durante o final de semana no Piauí

Três reservatórios já atingiram 100% da capacidade em volume de água no estado, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR).

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), divulgou neste sábado (27), mais um boletim com a previsão do tempo para o final de semana no Piauí, que destaca chuvas por todo o estado, com acumulados expressivos nas regiões centro-norte e no norte. 

Em entrevista ao Meionorte.com, a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa, explica que a frequência das chuvas no próximo mês deve aumentar, principalmente no norte do estado. “Serão chuvas bem volumosas  e esse mês de março é um mês que mais chove aqui, isso por conta de sistemas que atuam favoráveis a essas chuvas, como vórtice ciclônicos e agora, por exemplo, a zona de convergência do Atlântico Sul, a ZCAS. Por isso que está chovendo até no sul. Mas para os próximos dias, a tendência é de chuvas fortes no norte e devem diminuir no sul”, disse. 

Previsão aponta chuvas durante o final de semana no Piauí (Meio Norte)Previsão aponta chuvas durante o final de semana no Piauí (Meio Norte)

A previsão é confirmada ainda pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET ), que prevê também chuvas intensas, com grau de severidade em Perigo Potencial. “Uma característica dessas chuvas são as tempestades; a confluência dos ventos que vem do Nordeste e do Sudeste, por isso são chuvas que geralmente são com tempestades. Daí a necessidade que tenhamos cuidados: evitar sair de casa quando tiver bonito para chover e se estivermos na rua, jamais nos abrigarmos debaixo de árvores, devido aos raios e quedas das árvores. Se tivermos em casa, evitarmos falar ao telefone ligado na tomada e se pudermos desligarmos todos os aparelhos da linha de eletricidade. Evitar superfícies metálicas. E se estivermos na rua no carro, evitar ruas alagadas”, alerta.

O relatório da Semar informa ainda que três reservatórios atingiram 100% da capacidade em volume de água no estado, sendo eles a Barragem de Jenipapo, localizada no município de São João do Piauí, barragem Emparedados, em Campo Maior e Ingazeiras, no município de Paulistana. Além disso, o nível do rio Maratoan, em Barras, está em elevação, estando a 20,0 cm da cota de alerta. "Ainda há outros sangrando, mas eles sempre sangram.  Os dados que nós recebemos, só tem esses aí. Mas com certeza, já há outros. Mas não está em situação grave não. Pois além de chover muito, são açudes pequenos", finaliza.  

Rio  Maratoan (Foto: Eloi Lages/ I Barras Notícias)Rio  Maratoan (Foto: Eloi Lages/ I Barras Notícias)



Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<