Previsão é de chuvas no Piauí acima da média no 2º trimestre de 2020

No trimestre de janeiro a março de 2020, o acumulado de chuvas excedeu a média em todas as regiões do estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) participaram, na semana passada, de uma reunião climática que juntou 48 meteorologistas do país. Os especialistas avaliaram os fenômenos atmosféricos dos três primeiros meses do ano e analisaram a previsão de clima e temperatura para o segundo trimestre de 2020.

Em relação ao Piauí, no trimestre de janeiro a março de 2020, o acumulado de chuvas excedeu a média em todas as regiões do estado, com destaque para o Centro-norte (987,6mm) e Norte (898,8mm). Entre os meses de abril e junho, o volume de chuvas no Piauí deve ficar acima dos valores históricos, de acordo com as previsões, embora haja tendências diferenciadas das precipitações sazonais. Na região Norte/Centro-norte piauiense, a maior probabilidade é a ocorrência de chuvas acima da média. No Sudeste e Sudoeste do Piauí, a previsão é de chuvas normal acima da média, com tendência de serem acima. A região sul do Piauí entra no período climatológico de estiagem, podendo ocorrer uma considerável diminuição do volume de chuva entre maio e junho próximos.

A previsão ainda indica que, devido à grande variabilidade espacial da precipitação, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em um município e chuvas fracas no município vizinho. As temperaturas no trimestre também podem variar de normal a acima da média climatológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES