Primavera começa com chuva e temperaturas amenas para fim de semana em THE

A chuva que começou por volta das 19h15 foi registrada com mais intensidade nas zonas Sul e Leste da cidade, com raios e ventania.

Ipê Branco | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primavera, estação associada às flores, começou na noite de quinta-feira (22) no Brasil. Em Teresina, um temporal inaugurou a estação e a previsão do tempo indica temperaturas amenas em relação aos dias anteriores para este fim de semana, variando entre 23°C e 36°C.

Após calor ao longo da manhã e tarde desta quinta-feira (22), os teresinenses foram pegos de surpresa com um forte temporal registrado em algumas regiões. A chuva que começou por volta das 19h15 foi registrada com mais intensidade nas zonas Sul e Leste da cidade, com raios e ventania. A precipitação ocorreu devido à grande disponibilidade de ar quente e úmido, e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa Norte do Brasil.

Segundo o Inmet a previsão para hoje é de máxima de 37ºC. No fim de semana em Teresina, as temperaturas vão diminuir um pouco em relação aos dias anteriores. No sábado (24), o dia deve amanhecer parcialmente nublado sem muita chance de chuva. A temperatura máxima esperada é de 36ºC e a mínima de 23ºC. De acordo com o INMET, o domingo (24) será de muitas nuvens e baixa possibilidade de chuva. A temperatura mínima esperada também é de 36 C° e mínima de 23ºC.

Nove cidades entre as mais quentes do Brasil

Nove municípios piauienses entraram no ranking das 20 cidades com temperaturas mais elevadas do Brasil nesta quinta-feira (22), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A relação apresentou São João do Piauí, com 39,4ºC, Oeiras, com 38,9ºC, Bom Jesus, com 38,8ºC, Picos, com 38,1ºC Piripiri, com 38,1Cº, Castelo do Piauí, com 38 ºC, São Raimundo Nonato, com 38ºC, Paulistana, com 37,7ºC e Campo Maior, com 37,6ºC. O Parque Estadual Chandless, uma área de proteção integral situada no Acre, lidera o ranking, com 40,6°C, é Unai, município mineiro.

Primavera

A primavera no Hemisfério Sul começou nesta quinta-feira (22) e termina no dia 21 de dezembro. O período reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Região Norte (centro-sul).

A florada do ipê branco indica a chegada da Primavera (Foto: Raissa Morais)

Na primavera, os acumulados de chuva no norte do Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. Já as temperaturas são mais elevadas em grande parte do Norte, interior do Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.

Os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a primavera, com chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e nos estados do Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que provocam chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo.

Vale lembrar que, com o crescente aumento das chuvas em grande parte do País, nesta época do ano, dá-se início o plantio das principais culturas de verão, como caju.

Pouca chuva e muito calor

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque chove pouco. A falta de nebulosidade e chuva permite que o sol brilhe forte por muitas horas, facilitando um rápido e intenso aquecimento do ar. 

Além do calor intenso, a população do Piauí enfrenta uma secura extrema do ar, com níveis de umidade entre 10% e 30%, o que representa valores muito abaixo do recomentado pela Organização Mundial da Saúde(OMS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES