Primeira edição da Ópera da Serra da Capivara é lançada em Teresina

Entre os dias 23 e 29 de julho, em São Raimundo Nonato.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi lançada nesta segunda (17) a primeira edição da Ópera da Serra da Capivara, evento que reúne música, dança, circo, teatro, balé, luz e som no majestoso cenário da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara. O evento, realizado pelas secretarias de Cultura e Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, ICMBio e a Fumdham, ocorre entre os dias 23 e 29 de julho, em São Raimundo Nonato, com entrada franca.

O Parque da Serra da Capivara recebe uma média de 30 mil turistas por ano. Para os organizadores, a ópera surge com o intuito de promover ainda mais a potencial para que o Brasil e os piauienses conheçam a reserva que é considerada Patrimônio da Humanidade.

“Era um sonho nosso fazer com que a Serra da Capivara voltasse a ter um evento que focasse no ecoturismo, em cultura, que pudesse ser resgatado. É bom lembrar que no primeiro mandato Wellington Dias foram feitas duas versões de um evento de caráter nacional e internacional para promover e valorizar a Serra da Capivara e despertar atenção para o turismo”, destacou o secretário de Cultura, Fábio Novo.

Uma das apresentações adiantadas pela organização da ópera irá representar toda a história humana, a partir da evolução do DNA, tendo como plano de fundo as transformações da Caatinga, do seu longo verão ao seu curto inverno.

Este ano, a Pedra Furada será a grande atração da noite, conta a organização do evento. ”Dessa vez a Pedra Furada não é mais um plano de fundo. Ela é a peça principal e passará por um tratamento artístico com o video mapping, um tipo de projeção que desafia o olhar. Essa técnica é usada no mundo inteiro, em vários monumentos. No Brasil, foi usado nas Olimpíadas. A equipe que estamos trazendo é a mesma que faz video mapping nos canais de Amsterdã, nas Pirâmides do Egito, nas Pirâmides do México. E no nosso caso, esse tipo de tratamento artístico em monumentos de pedra é raríssimo”, explicou Sádia Castro, coordenadora-geral do evento.

Durante a ópera, a Pedra Furada vai se tornar um anfiteatro natural a céu aberto. Na Serra da Capivara o visitante ainda poderá conferir um dos únicos parques ambientais que protegem uma área de Caatinga.

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, o piauiense deve lançar mão na promoção turística e histórica da região. “Vamos dizer que o parque é mundial, mas que também é nosso e sobre ele temos uma enorme responsabilidade. Nós pensamos em um conjunto de ações para divulgar o parque, juntamente com o ICMBio, Fumdham, Iphan, Ministério da Cultura, e do Meio Ambiente”, pontuou.

De acordo com o prefeito Manino, de Coronel José Dias, o evento vai contribuir para o fortalecimento do turismo na região. “Já temos uma boa quantidade de turistas, mas com o evento vai ampliar ainda mais o número de pessoas. Vamos esperar os turistas e recebê-los com muito carinho“, garantiu.

Público reduzido

De acordo com a coordenação-geral da ópera, o público será de no máximo 1,1 mil pessoas. “Infelizmente, o público é pequeno, mas é assim que acontece nas áreas de preservação. A quantidade de pessoas e o número de decibéis são limitados”, explica Sádia Castro.

Ainda de acordo com a coordenação, também será realizada uma Ópera na Cidade, que vai acontecer ocorrerá em São Raimundo Nonato, na praça pública Do Abrigo, onde também haverá espetáculo de dança, música, teatro, dentre outors. A ideia é propiciar um pouco do festival para as famílias que não puderam se deslocar.

Programação

Dentre as atrações estão Lenini (Rio de Janeiro), Trio que Chora (São Paulo), Raissa Fayet (Curitiba-PR), Klemente Tsamba (Moçambique), Grupo Harém de Teatro (Teresina), e outros. Acesse a programação completa e veja como reservar ingressos no site do evento www.operadaserradacapivara.com.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES