Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil recebe alta médica em SP

Anderson foi confirmado com a doença pelo Instituto Adolfo Lutz no dia 9 de junho; O paciente confirma que todas as feridas já cicatrizaram.

Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil recebe alta médica em SP | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro paciente brasileiro confirmado com varíola dos macacos recebeu alta médica e deixou o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na manhã desta segunda-feira (20), em São Paulo. Anderson Ribeiro, 41 anos, estava há 14 dias em isolamento.

“Estou me sentido muito bem. Farei, futuramente, um retorno de acompanhamento".

O gerente de Produtos e Projetos de Recursos Humanos apresentou os primeiros sintomas da doença no final de maio, quando retornou ao Brasil após viagem à Portugal e Espanha ao lado de sua mãe.

Primeiro diagnosticado com varíola dos macacos recebe alta de hospital em São Paulo (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)O diagnóstico de Anderson foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz no dia 9 de junho.

Atualmente, o Brasil registra oito casos confirmados da doença, sendo que quatro estão no estado de São Paulo.

“Minha viagem foi por um motivo tão lindo, que era levar minha mãe para conhecer a Europa e comemorar o aniversário dela lá. Ela amou", relata.

A mãe dele está bem, sendo monitorada, assim como todas as pessoas que tiveram contato com o paciente.

“As pessoas com quem eu tive contato, não tiveram o vírus e isso é maravilhoso. Meu isolamento protegeu muitas pessoas. Isso é importante.”

Leia Mais

Anderson contou que todas as feridas causadas pela varíola dos macacos já cicatrizaram.

“O tempo era necessário para as feridas secarem e o vírus deixar de ser transmissivo. Eu não tive Covid mas essa doença reforçou em mim a ideia de que quando a gente se cuida e toma as atitudes corretas frente a uma doença contagiosa, esse autocuidado protege os outros. Ficar isolado não é bom, mas foi necessário e isso me ajudou passar esses dias.”

Anderson, 41 anos, passou quatorze dias em isolamento (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Ele disse que, agora, só quer ver a mãe, os gatos e os amigos.

“Estou cheio de saudades da minha mãe e dos meus amigos. Mesmo falando por videochamada todos os dias, nada substitui um abraço.”

Anderson disse também que vai voltar ao trabalho. “Voltar à minha rotina de trabalho e projetos que ficaram parados. Tive muito tempo para pensar e perceber como a correria do dia a dia faz a gente esquecer de coisas importantes. Mudanças na rotina acontecerão com certeza”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES