Primeiro dia de The Vejo no Centro é marcado por sucesso de público

O evento transformou o centro da cidade em um ponto de encontro entre moradores de todos as regiões da capital

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com uma programação multicultural e totalmente gratuita, o primeiro dia de The Vejo no Centro, foi marcado por sucesso do público que foi até a Praça Pedro II, conferir de perto o verdadeiro complexo cultural que o espaço se tornou através do evento realizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com o Grupo Meio Norte de Comunicação, Secretaria Estadual de Cultura e o deputado estadual Fábio Novo. O evento transformou o centro da cidade em um ponto de encontro entre moradores de todos as regiões da capital.

O evento reuniu o melhor da cultura, gastronomia, música, dança, exposições e feira de artesanato, tanto na Praça Pedro II, quanto no Centro de Artesanato e ainda no Theatro 4 de Setembro, além de um city tour pela cidade, mostrando pontos importantes e resgatando parte da história de Teresina. A cantora Tânia Alves, uma das maiores cantatrizes do Brasil, fez um show inesquecível com o melhor do MPB no palco principal na Praça Pedro II. Outras apresentações incluiram dança, teatro e humor.

A cantora,  que foi a principal atração da primeira noite, estava emocionada pela oportunidade de fazer parte do evento e revelou que apesar de já ter diversas passagens pela cidade, essa foi a primeira vez que se apresentou em um espaço público. “Eu já tenho uma relação afinada com o público de Teresina, mas essa foi a primeira vez que cantei em praça pública. Apresentamos o show Alma Latina e fiquei muito honrada de ter sido convidada para um projeto tão lindo que valoriza a cidade e resgata a cultura da população. Estou muito feliz de ter feito parte de tudo isso porque amo Teresina”, frisou Tânia Alves.

Com a missão de fomentar, apoiar e divulgar o cenário artístico e cultural do Piauí, o palco Entrecultura apresentou o melhor da música autoral de Teresina, com as bandas Moodstock, Nuvem Cigana, Caju Pinga Fogo e Alcaçuz. No Coreto da Praça teve Adra Lyz, Túlio Lorde, Pãmela Lima, Chapada do Corisco e Samba no Coreto, além de uma ampla programação infantil, tudo com muita segurança realizada através de agentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Militar do Piauí, Guarda Municipal e segurança privada.

Amauri Jucá abriu a programação humorística do evento com apresentação no palco do Theatro 4 de Setembro. “Fiquei muito feliz quando recebi esse convite e soube da proposta do evento, porque sou um cara do Centro da cidade e vivi muitos anos nessa região, meu trabalho me traz para o Centro e me lembro de passar horas e horas conversando na Praça Pedro II e de repente isso estava esquecido, as pessoas deixando de vir e o evento resgata nas pessoas esse amor pelo centro da cidade, reunindo dança, música, humor, exposições”, enfatizou.

A feira de artesanato na Praça Pedro II, mostrou a produção de pequenos produtores, além das lojas do Centro de Artesanato Mestre Dezinho, que estiveram abertas durante o evento, com peças da arte santeira, bordado e cerâmica. O vereador Ricardo Bandeira, da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), declarou que os artesãos e expositores ficaram muito satisfeitos com a repercussão e divulgação das peças, assim como a comercialização dos produtos no local. “A Prefeitura de Teresina, graças ao prefeito Firmino Filho, tem tido essa sensibilidade para revitalizar o Centro da cidade e esse evento faz parte dessa revitalização e estamos trazendo a exposição do Clube dos Diários, quanto nos estandes com o artesanato local e estamos muito satisfeitos com essa edição e esperamos que possamos realizar outras”, pontuou.

A praça de alimentação montada no coração da praça ofereceu as melhores comidas típicas da região. O evento contou ainda com uma feira gastronômica. O secretário de desenvolvimento econômico e turismo, Venâncio Cardoso, destacou a parceria com o Grupo Meio Norte para o sucesso do evento com muita segurança agregando desde a arte, cultura, humor, desenvolvimento econômico até o turismo e que deverá ficar marcado no calendário de eventos da cidade.

“O primeiro evento que realizamos foi o Movimenthe, realizado no Parentão, e era mais voltado ao esporte e agora The Vejo no Centro foi a nossa segunda experiência com a ideia de trazer as famílias para o centro da cidade, tanto as crianças, idosos e reviver aquelas famílias que foram constituídas a partir dos encontros na Praça Pedro II e é um evento que agrega todos os órgãos da prefeitura”, enfatizou.

O Clube dos Diários recebeu uma exposição de arte santeira e ainda de alguns quadros do artista plástico piauiense Portelada. Reisinha Barbosa, que representou a UAPPI (União dos Artistas Plásticos do Estado do Piauí), em parceria com a Semest, homenageou o artista que faleceu recentemente. “Portelada foi um artista nordestino, piauiense, de garra, luta e que retrata muito bem o nosso Piauí e sempre foi fiel ao estilo dele e ao Nordeste. Ele nos deixou um grande acervo com muitas peças já que ele era um artista compulsivo por trabalho e que sempre ajudava os novos artistas”, declarou.

Luis Carlos Alves, presidente da Fundação Monsenhor Chaves, acrescentou que o evento foi pensado para que a população teresinense possa conhecer mais o Centro da capital. “O Centro de Teresina foi onde tudo começou a respeito da vida do teresinense, então o prefeito de Teresina tem a preocupação de requalificar o Centro, fazendo com que as pessoas venham mais ao Centro e Teresina conta com uma gama enorme de artistas de toda ordem, desde cantores, artesão, humoristas e nós convidamos o povo para que curtam mais a nossa cidade e participem das atividades culturais”, ponderou.

A coordenadora da área central de Teresina Constância Jacor, que coordenou as exposições e atividades culturais e econômicas que aconteceram na Central de Artesanato, adiantou que o evento tem tudo para acontecer em outras praças da capital. “A gente sempre apoia e incentiva toda proposta de ocupar os espaços públicos de Teresina, principalmente as praças. Nós estamos em uma cidade que não tem praias, mas nós temos praças lindas e precisamos trazer o máximo de opções de lazer para os teresinenses”, afirmou.

As famílias que estiveram presentes no evento aprovaram a proposta de reviver o período em que passavam mais tempo nas praças da cidade. Para a aposentada Olivia Maria, a iniciativa é de grande importância para o resgate cultural da cidade. “A gente passeava só rodando em torno da praça e era uma coisa muita bonita e acho esse evento de grande importância e fico torcendo para que aconteça sempre para resgatar a cultura de irmos para as praças”, disse.

O agente penitenciário Assis Moura, que é natural de Teresina, mas que mora atualmente em Natal, no Rio Grande do Norte, fez questão de vir prestigiar o evento ao lado de amigos e da família e levou a filha para conhecer a cultura local. “Relembrar a cultura é muito importante, porque atualmente os jovens não querem mais saber dos espaços públicos e o evento está de parabéns por fazer esse resgate”, avaliou.

O The Vejo no Centro conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), Fundação Municipal de Cultura (FMC), Fundação Wall Ferraz (FWF) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES