Primeiro hospital de elefantes da Índia é inaugurado; fotos

Parte cultural do país, animais muitas vezes sofrem maus-tratos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro hospital para elefantes da Índia, inaugurado na semana passada no estado de Uttar Pradesh, no norte do país, Asha, de 49 anos, colocou a pata esquerda em um banquinho para um veterinário verificar uma lesão enquanto os visitantes filmavam com seus celulares.

As instalações, que possem o raio-x digital sem fio, imagens térmicas, ultrassonografia, dispositivos de tranqüilização e áres de quarentena, não servem apenas como descanso para os elefantes, mas também atraem turistas locais e estrangeiros.

Os elefantes são uma parte importante da cultura da Índia e são exibidos com destaque em festivais e procissões no sul do país. Eles também são usados como atrações turísticas em vários fortes e palácios nas regiões norte e oeste.

O hospital, inaugurado na sexta-feira (16) na cidade sagrada hindu de Mathura, está espalhado por mais de mil metros quadrados e é projetado para tratar elefantes feridos, doentes ou geriátricos.

"Acredito que, ao construir um hospital, estamos enfatizando o fato de que os elefantes precisam de medidas de bem-estar, como qualquer outro animal", disse à Reuters TV Geeta Seshamani, co-fundador da Wildlife SOS, organização sem fins lucrativos do hospital.

"Os elefantes em cativeiro não devem ser usados e abusados, em vez disso precisam receber o respeito que um animal precisa se você for usar o animal."

Maus-tratos

Embora os elefantes sejam reverenciados como símbolo cultural e religioso na Índia, eles também são maltratados por seus cuidadores não-escolarizados e muitas vezes são vítimas de eletrocussão, caça furtiva, acidentes de trem e envenenamento, dizem ativistas dos direitos dos animais.

A população de elefantes da Índia caiu para 27.312 em 2017, de cerca 30.711 em 2012, segundo dados do governo.

Centenas de elefantes em toda a Índia, que respondem por mais da metade da população de elefantes da Ásia, são mantidos em cativeiro e ganchos metálicos afiados são freqüentemente usados para beliscar e provocá-los em subordinação.

O hospital, nas margens do rio Yamuna, fica perto de um centro de conservação e cuidados com elefantes administrado pela Wildlife SOS, que abriga 22 elefantes.

Elizabeth Ritson, uma turista da Austrália, disse que estava feliz por haver agora um hospital dedicado a elefantes na Índia.

"Olhe para eles, eles são muito mais felizes e quando você vê o abuso que eles passaram, as algemas horríveis que foram colocadas em seus pés e vê-los todos curados, é realmente muito bom", disse ela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES