Primeiro transplante de rim de animal para ser humano é realizado nos EUA

A receptora foi uma paciente com morte cerebral, com sinais de disfunção renal, cuja família consentiu com o experimento.

transplante | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, o órgão de um animal, no caso o rim de um porco, foi transplantado em um ser humano, sem desencadear a rejeição imediata do sistema imunológico do receptor. A realização representa um avanço potencialmente importante, que poderia ajudar a aliviar a escassez de órgãos humanos para transplante.

O procedimento feito na NYU Langone Health, em Nova York, envolveu o uso de um porco cujos genes haviam sido alterados, para que seus tecidos não contivessem mais uma molécula conhecida por desencadear a rejeição quase imediata.

A receptora foi uma paciente com morte cerebral, com sinais de disfunção renal, cuja família consentiu com o experimento antes que ela fosse retirada do aparelho de suporte de vida, segundo os pesquisadores.

Receptora foi uma paciente com morte cerebral e experimento foi autorizado pela família -  Foto: Reuters

Por três dias, o novo rim foi anexado aos vasos sanguíneos da paciente e mantido fora de seu corpo. Os resultados dos testes de função renal "pareciam bastante normais", disse o cirurgião do transplante, Robert Montgomery, que liderou o estudo.

O rim produziu "a quantidade de urina que você esperaria" de um rim humano transplantado, disse ele, e não havia evidências da rejeição precoce e vigorosa observada quando rins de porco não modificados são transplantados em primatas não humanos. O nível anormal de creatinina do receptor - um indicador de função renal deficiente - voltou ao normal após o transplante, disse Montgomery.

Nos Estados Unidos, cerca de 107 mil pessoas estão atualmente esperando por transplantes de órgãos, incluindo mais de 90 mil aguardando por um rim, de acordo com a United Network for Organ Sharing. O tempo de espera para um rim é, em média, de três a cinco anos. Pesquisadores trabalham há décadas com a possibilidade de usar órgãos de animais para transplantes, mas não sabiam como evitar a rejeição imediata do corpo humano.

A equipe de Montgomery teorizou que eliminar o gene suíno para um carboidrato que desencadeia a rejeição - uma molécula de açúcar, ou glicano, chamada alfa-gal - evitaria o problema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES