Primeiros 30 segundos da entrevista de emprego são mais importantes

Seja positivo e vá direto ao ponto. Não fale demais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coração acelera e você se vê gaguejando, tremendo e pensando apenas em agradar. Não, não se trata de um primeiro encontro, mas sim de uma entrevista de trabalho.

De acordo com Adam Seabrook, consultor em recursos humanos, executivos tendem a concordar que os primeiros 30 segundos da entrevista são os mais importantes para deixar uma boa impressão.

Pode ser tentador pensar que o charme natural é suficiente para conquistar a simpatia do recrutador. Mas há alguns erros que muitas pessoas cometem e que podem acabar com suas aspirações para aquele emprego.

Deixar uma boa impressão é algo que começa antes mesmo de entrar na sala do entrevistador. “É muito importante ser gentil com todos na empresa”, recomenda Seabrook. “Tenho um cliente que sempre pergunta à recepcionista sobre o comportamento dos candidatos na chegada e na sala de espera. Dependendo da resposta dela, aquele candidato perdia vários pontos no processo de seleção.”

Já Mira Zaslove é da opinião de que a maneira como a pessoa se apresenta na entrevista é fundamental. “Seja positivo e vá direto ao ponto. Não fale demais”, avisa.

Para ela, o melhor é “customizar” sua apresentação de acordo com o perfil da empresa e dos entrevistadores: destaque momentos importantes de sua carreira, fale sobre seus interesses, suas realizações, sua formação e até seus hobbies.

“Concentre-se naquilo que é diretamente relevante para a vaga à qual está se candidatando e para a pessoa que está recrutando”, afirma Zaslove. “A entrevista não é para você mostrar o quanto é inteligente ou incrível. É para convencer a empresa que você é perfeito para aquele emprego.”

A especialista lembra ainda que muitos recrutadores não conseguem prestar atenção à mesma coisa por muitos minutos. Por isso, use seu tempo da melhor maneira possível.

Mantenha o senso de humor

Chris Lynam acredita que a melhor maneira de se apresentar é agindo “como uma pessoa normal”. “As empresas querem que seus funcionários sejam profissionais, mas não robôs”, diz.

Lynam cita um exemplo ocorrido quando estava recrutando para sua empresa: “Uma moça chamada Fatima se apresentou para a entrevista. Perguntei a ela: ‘Como se pronuncia o seu nome? Fah-tima ou Fa-tee-ma?’. E ela respondeu: ‘De qualquer jeito. Você pode até me chamar de Fatty (que também pode significar ‘gordinha’, em inglês). Achei muito engraçado e pensei: ‘já está contratada’”, conta. “E assim foi.”

Números à mão

Mesmo que você considere que não tem grandes aspectos de sua carreira para destacar, é crucial demonstrar que possui os mínimos requisitos para a vaga.

“Tenha à mão números que ajudem a mostrar as melhorias que você ajudou a empreender em seu último emprego, como um aumento da percentagem de vendas ou outros dados relevantes”, recomenda Valerie Cooper.

“Se você não souber essas informações, procure pesquisar para poder apresentá-las. É algo essencial para a mobilidade de sua carreira”, afirma a especialista.

Relaxe e seja você mesmo

É claro que muitas vezes não é fácil apresentar as conquistas dos empregos anteriores, principalmente se você está em início de carreira.

“Para cargos de nível júnior, a empresa quer encontrar alguém que agregue valor”, explica Kaitlyn Hanrahan. “Concentre-se em passar uma imagem de alguém entusiasmado, esperto e jovial.”

“Em teoria, se você conseguiu chegar até a entrevista, tem condições de realizar o trabalho. É só uma questão de encontrar a pessoa que mais se aproxima da cultura da empresa”, conclui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES