Príncipe Harry participa de corrida em visita ao Brasil, em dia de calor

Ele encontrou uma manhã de muito sol e céu azul.

O príncipe Harry, do Reino Unido, junto aos corredores no Rio. | Ide Gomes/AE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta das 8h50 deste sábado (10), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, o príncipe Harry deu a largada numa corrida, com uma bandeira do Brasil, e em seguida juntou-se aos participantes do evento. Além da corrrida, Harry participou de um jogo de vôlei de praia e de rúgbi. Ele encontrou uma manhã de muito sol e céu azul, bem ao contrário do mal afamado clima chuvoso e nublado de Londres. Harry correu por cerca de um quilômetro e parou para se preparar para o jogo de rúgbi, também no Aterro.

O jogo de rúgbi durou cerca de meia hora e, na sequência, foram distribuídas medalhas para os participantes. Depois, a partida de vôlei de praia. Por volta das 10h, Harry encerrou suas atividades no Aterro.

Às 8h, o público já começava a chegar em pequeno número e se posicionava na grade próxima à linha de largada da corrida da qual o príncipe participará, na Avenida Infante Dom Henrique, na altura do Morro da Viúva.

?Eu vim só para ver o príncipe. Eu gostava muito da mãe dele, a princesa Diana, que era uma princesa do povo?, conta a aposentada Neusa Ribeiro, de 71 anos, natural do Pará, que saiu de casa cedo, no Centro, e foi ao evento para matar a curiosidade.

Já o bibliotecário Ricardo Arcanjo, de 30 anos, conta que tem um sentimento de admiração pela monarquia como forma de governo e representação popular.

?Sem dúvida, hoje eu sou republicano, mas gosto muito da figura de Dom Pedro II. Para mim, ele era muito mais liberal e progressista do que os primeiros presidentes republicanos do Brasil. Considero a proclamação da República um golpe de estado?, afirma Ricardo, enfático.

Ele mora em Botafogo, bairro vizinho ao local do evento, e foi a pé para assistir à corrida.

"Eu tinho muita curiosidade de ver o príncipe", disse ele.

Em seu segundo dia no Rio, o príncipe Harry participa na manhã deste sábado de eventos esportivos no Aterro e à tarde visitará uma comunidade. Ele esteve na noite de sexta (9) no Morro da Urca na festa de lançamento da campanha GREAT, uma campanha para promover a Grã-Bretanha junto aos países parceiros, e não poupou elogios ao Rio de Janeiro em seu discurso. Fez brincadeiras envolvendo o seu irmão, o príncipe William, e lembrou da visita do pai, príncipe Charles, à cidade em 1978.

Harry disse na sexta à noite que estava ansioso para jogar vôlei de praia na manhã deste sábado: "É o tipo de jogo que eu gosto. Posso ensinar os brasileiros a jogar rúgbi, mas tenho um pedido a fazer aos brasileiros: por favor, se nós ensinarmos a jogar rúgbi, não façam igual ao que vocês fizeram com o futebol, que é uma coisa que nós nos arrependemos, de tê-los ensinados a jogar bola", brincou ele.

O evento num dos principais cartões-postais do Rio é foi primeiro compromisso oficial do príncipe Harry no Brasil. Ele chegou à cidade na manhã de sexta.

?Eu não posso acreditar que estou aqui. Durante anos eu ouvi falar tanto sobre este lugar extraordinário. Na verdade, desde que meu pai me falou que dançou com uma linda moça chamada Pinah, parece que isso ficou na sua mente por alguma razão. Mas tudo no Rio faz você querer dançar. Eu só estou grato que meu irmão não está aqui porque senão ele poderia querer dançar e isso não seria nada legal?, disse ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES