Procissão das Sanfonas invade ruas de Teresina em homenagem a Luiz Gonzaga, o rei do baião

Sanfoneiros de Teresina e de vários municípios se reúnem hoje, a partir das 15h, na Igreja Nossa Senhora das Dores

Músicos seguem pelas ruas, indo até Museu do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje é dia de reverenciar Luz Gonzaga. Como todo mês de agosto, a Procissão das Sanfonas pede passagem e transforma o centro da cidade num grande palco da música nordestina.

Nesta edição, o homenageado é mais que especial, Ano Viva Dominguinhos. O compositor marcou gerações transformando-se no sucessor do mestre Lua.

Com sua partida abre-se uma lacuna na música popular b rasileira, afinal, os muitos amantes do baião, estilo que marcou uma geração, garantem que não há na atualidade quem venha a substituí-lo.

?Ele não deixou sucessor. Não temos um substituto direto. Gonzaga deixou Dominguinhos e com a morte dele não ficou mais ninguém no lugar, o que preocupa?, diz Wilson Seraine, pesquisador e um dos integrantes da Colônia Gonzaguiana no Piauí, que promove a procissão.

Segundo ele, apesar de não existir, no momento, um nome expressivo de alguém que dê continuidade a obra desses dois ícones do baião, há uma preocupação e até mesmo paixão que move seus seguidores e olha que não são poucos. São eles os responsáveis por manter viva a chama de um legado de muitos sucessos.

?Tem muita gente boa, que certamente irá levar à frente tudo o que eles deixaram. São crianças, jovens, adultos que gostam deles e de sua música. Com a morte de Dominguinhos perde-se um referencial, um ícone, que era um chefe em que todos se espelhavam, seguiam, reverenciavam. Ele deixa um trono vazio e não tem quem substitua?.

A preocupação existe e o primeiro passo para deixar essa chama de amor ao baião viva é continuar tocando, reunindo fãs e apreciadores do estilo. E se a música é o caminho para despertar nas futuras gerações o conhecimento a obra deixada por Gonzaga e Dominguinhos, nada melhor do que deixar o som ecoar por todos os lugares e a procissão, que já se tornou tradição no início do mês, deve mais uma vez arrastar uma multidão pelas ruas do centro da capital, levando alegria por onde passar. A julgar pelos outros anos não há quem consiga ficar parado.

São muitos os sanfoneiros que participam do encontro. Alguns vindos do interior do Estado, trazendo na mala não só a sanfona, mas uma paixão que move corações e transforma simples homens em seguidores do rei do baião. Dos mais jovens aos mais idosos, não há quem resista a seguir nessa romaria.

A concentração acontece em frente à Igreja das Dores, Praça Saraiva, às 15h. É lá também que é realizada a benção das sanfonas, momento de religiosidade que marca as festividades de aniversário de Luiz Gonzaga. Em 2013 completam 24 anos sem o rei do baião.

De lá, o grupo segue pelas ruas levando música. E de forró em forró, o som das sanfonas invade o ambiente movimentado do comércio, quebrando a rotina e transformando ruas e calçadas em um imenso salão. Vale até dançar.

Basta encontrar o seu par. E é essa a intenção fazer com que as pessoas parem para ouvir, cantar e dançar revivendo grandes sucessos do cancioneiro popular que marcaram época e ainda continua encantando.

Exposição é um painel da obra de Gonzagão

Ao final da procissão, marcada para encerrar em frente ao Museu do Piauí ? Casa de Odilon Nunes, será realizada a abertura da exposição sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. A mostra é composta de partituras, fotos, quadros, revistas, livros raros, cordeis, fitas cassetes, objetos diversos.

Um importante acervo que pertence a Wilson Seraine, que ao longo dos anos vem pesquisando e colecionando tudo o que encontra sobre o rei do baião.

Ele possui verdadeiras raridades, como livro autografado por Gonzaga e outras peças curiosas que podem ser conferidas de perto pelos fãs durante a exposição, durante dez dias no Museu do Piauí. Vale a pena conferir!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES