Procissão dos Passos reúne multidão em Oeiras

Multidão estimada em mais de 30 mil pessoas acompanhou no final da tarde e início da noite desta sexta-feira(30)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma multidão estimada em mais de 30 mil pessoas acompanhou no final da tarde e início da noite desta sexta-feira(30) a imagem de Bom Jesus dos Passos pelas ruas do centro histórico de Oeiras, procissão que abre a Semana Santa no município e que anualmente atrai um número cada vez maior de romeiros. O governador Wilson Martins e a secretária estadual de Saúde, Lilian Martins, acompanharam os passos do Bom Jesus.

A procissão saiu da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Rosário, onde a imagem de Cristo estava guardada desde a noite anterior. O andor com a imagem foi levada em procissão até a catedral de Nossa Senhora da Vitória, na praça das Vitórias. Na praça, o padre Tony Batista, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, proferiu o ?Sermão do Encontro?.

O ponto mais emocionante da procissão acontece em frente ao prédio da prefeitura, o antigo prédio da Câmara e Cadeia, quando a imagem de Jesus se encontra com a de Nossa Senhora das Dores.

Realizada há mais de dois séculos, a procissão de Bom Jesus dos Passos é a mais rica em símbolos e presença humana. No percurso entre a igreja de Nossa Senhora do Rosário e a praça das Vitórias, o cortejo faz cinco paradas para orações e cânticos. As paradas representam as quedas de Jesus a caminho do calvário. Muita gente se veste de roxo e anda descalço, em agradecimento por graças alcançada.

Além da procissão de Bom Jesus dos Passos, Oeiras apresenta outras grandes procissões como a do Fogaréu ? acompanhada somente por homens e com a cidade iluminada por velas ?, e a do Senhor Morto, na quinta e na sexta-feira, respectivamente.

O governador Wilson Martins chegou a Oeiras depois de uma maratona de inaugurações de rodovias no interior do Piauí. Ele esteve nas cidades de Rio Grande, Flores e Tamboril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES