Procissões da Semana Santa em Oeiras são canceladas pela 2ª vez

A maior manifestação religiosa do Piauí, a Procissão do Fogaréu que reúne mais de 40 mil fiéis, ocorrerá sem a presença de público

Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras realiza celebrações na Semana Santa — | Foto: Arquidiocese de Oeiras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A programação das celebrações de Semana Santa em Oeiras, que reúne milhares de fiéis, pela segunda vez, está cancelada. De acordo com a Arquidiocese de Oeiras, a tradição de mais de 200 anos, será interrompida assim como ocorreu em 2020, devido a pandemia.

A maior manifestação religiosa do Piauí que reúne mais de 40 mil pessoas, a Procissão do Fogaréu, ocorreria nesta quinta-feira (1). A Procissão da Fugida, Procissão do Bom Jesus dos Passos, Procissão dos Ramos, Descimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e Procissão do Cristo Ressuscitado, também foram canceladas. 

Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras na Semana Santa — Foto: Arquidiocese de Oeiras

“A Semana Santa sofreu uma grande alteração e teve que se adaptar aos protocolos eclesiásticos e sanitários exigidos para a pandemia da Covid-19. Com as procissões canceladas, a alternativa foi manter uma programação necessária com a quantidade mínima de pessoas nas igrejas e por outro lado focar nas transmissões por meio de redes sociais, como o Youtube, Instagram e Facebook para acompanhar as celebrações de casa”, relatou o pároco da Paróquia Nossa Sra. da Vitória, em Oeiras, Possidônio Barbosa, em entrevista ao meionorte.com.

Neste ano, a diocese completaria 76 anos na cidade que ostenta o título de Capital da Fé. “Todas as romarias e eventos foram cancelados. Não podemos fazer uma programação colocando em risco a saúde das pessoas. São mais de 40 mil pessoas fora os turistas que viriam nesta semana Santa em Oeiras. É preciso uma celebração, de certa forma moderada, barrando a transmissão do vírus", disse o padre Possidônio Barbosa, lamentando.

Celebrações na Paróquia de Nossa Senhora da Vitória em Oeiras serão transmitidas online— Foto: Arquidiocese de Oeiras

Conforme o religioso, os rituais deverão ser acompanhados virtualmente. A Igreja Católica está seguindo as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades de saúde. Será permitida apenas 30% da capacidade de público nas celebrações. As pessoas com mais de 60 anos ou do grupo de risco estão dispensadas da presença física na igreja. 

Igreja se reinventou e encorajou fiéis

Párocos da Arquidiocese em Oeiras nas celebrações na Semana Santa — Foto: Arquidiocese de Oeiras

Em tempos difíceis de confinamento Possidônio Barbosa explana que a Igreja está sendo fundamental para encorajar os fiéis. “Tivemos que nos reinventar para nos adequar ao atual contexto e manter alimentada a fé nas pessoas enfrentando o medo, a ansiedade e muitas crises. As pessoas vão encontrar seu sustento na fé, nesse momento pelo contexto de Semana Santa, e por outro lado, pelo período marcado de tantas mortes”, orientou.

O padre deixa uma mensagem de esperança em meios a tempos tão difíceis. “É a fé que vai dar esperança, dar autoestima e coragem nesse momento de pandemia”, concluiu.

Programação das missas

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e por rádios da cidade de Oeiras.

(1/4) - Quinta-feira Santa

17h – Missa Solene da Ceia do Senhor na Catedral e Transladação do Santíssimo Sacramento para Adoração até às 20h;

20h – Celebração do Fogaréu na Catedral.

(2/4) - Sexta-Feira Santa

9h – Invocação das Mil Misericórdias;

15h– Exposição do Senhor Morto no Patamar da Catedral;

17h – Celebração da Paixão do Senhor: Liturgia da Palavra, Adoração da Santa Cruz, Comunhão e Canto da Verônica.

(3/4) -Sábado Santo

19h – Solene Vigília Pascal, com a Benção do Fogo Novo, anúncio da Páscoa e renovação das promessas do batismo na Catedral.

(4/4) - Domingo de Páscoa

9h – Missa Solene da Ressurreição do Senhor na Catedral;

17h – Missa da Ressurreição do Senhor no Canela;

19h – Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral;

19h – Missa da Ressurreição do Senhor na Várzea.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES