Procon orienta consumidores contra empresa de prêmios

o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor informa que os consumidores lesados podem buscar seus direitos por meio de ação individual de cumprimento de sentença.

Procon orienta consumidores contra empresa de prêmios em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A empresa Teresina Multiprêmios (Katia Cibelly Benevidio Nascimento – ME) foi condenada pela 9ª Vara Cível de Teresina a pagar danos materiais e morais aos clientes lesados pelo seu sistema de pirâmide financeira. A condenação foi resultado de uma ação civil pública ajuizada pelo Procon em 2013, após receber diversas denúncias de consumidores que contrataram supostos consórcios sem receber os bens prometidos.

Com o recente trânsito em julgado da ACP ajuizada contra a empresa Teresina Multiprêmios, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor informa que os consumidores lesados podem buscar seus direitos por meio de ação individual de cumprimento de sentença. A decisão alcança os clientes que tinham contrato com a empresa e não receberam o bem contratado ou o reembolso das quantias pagas.

A prática consistia em captar clientes através das promoções “Compra Premiada, “Venda Premiada” ou “Comprou, Ganhou”, nas quais eram oferecidas aos consumidores cotas de consórcio, com a promessa de que haveria sorteios mensais e, após ser contemplado, o cliente não teria mais obrigação de pagar as demais prestações do produto ou serviço comercializado, pois já seria quitado automaticamente, sem burocracia e sem consulta a órgãos de proteção ao crédito.

Assim, em todos os meses ao menos um consumidor seria exonerado do pagamento das parcelas mensais dos bens sorteados, de modo que a empresa seria obrigada a sempre buscar novos clientes para manter o modelo em funcionamento. A fragilidade do negócio levou muitas pessoas a nunca receberam os bens, tendo em vista que a pirâmide dura somente enquanto houver a entrada significativa desses novos clientes

Em outubro de 2020, foi proferida sentença, na qual foi declarada a nulidade dos contratos, a responsabilidade ilimitada dos Réus e a indisponibilidade dos seus bens. Além disso, os requeridos foram condenados a ressarcir integralmente os danos materiais e a pagar danos morais no valor de R$1 mil para cada consumidor lesado.

Nas ações coletivas, após reconhecido o direito em condenação genérica, como foi no caso da Teresina Multiprêmios, cada beneficiário deverá buscar o cumprimento individual da sentença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES