Procura de brasileiros por destinos nacionais cresce até 133%

Pesquisa do site KAYAK indica Fortaleza, Cabo Frio e Brasília como as cidades que mais despertaram o interesse de turistas

Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). Capital foi a que apresentou maior crescimento nas buscas | Jade Queiroz/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Turistas brasileiros estão procurando mais os destinos nacionais. É o que aponta um levantamento realizado pelo KAYAK, um dos maiores sites de planejamento de viagens do mundo. Fortaleza (CE), Cabo Frio (RJ) e Brasília (DF) foram os lugares que mais se beneficiaram deste movimento. As buscas para estas cidades cresceram 133%, 125% e 120%, respectivamente, entre janeiro de 2019 e o mesmo mês de 2020.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, avalia que os números reforçam o acerto do trabalho para o desenvolvimento do setor. “Nós temos observado um interesse maior pelo turismo doméstico, o que pode ser explicado por diversas variáveis. Estamos trabalhando a estruturação dos destinos, divulgação, incentivos, entre outras medidas, para que possamos tornar o nosso país um grande atrativo para os próprios brasileiros”, comenta.

Segundo o estudo, assim como em 2019, São Paulo e Rio de Janeiro continuam no topo da lista dos locais mais buscados pelos internautas brasileiros. A novidade é Recife (PE), que subiu uma posição e agora ocupa o terceiro lugar. Já Brasília (DF) saiu da 14ª colocação para a 8ª. Dos destinos internacionais, Nova York, que integrava o ranking no ano passado, não aparece entre os 15 principais deste ano, e Lisboa (Portugal) surge em melhor posição (8ª).

Para o líder de Operações do KAYAK no Brasil, Eduardo Fleury, o fator custo pesou no resultado. “Nova York foi substituída por Santiago (Chile), uma cidade com preços muito mais acessíveis para os brasileiros. No mais, é importante lembrar que em 2020 teremos muitos feriados prolongados e os viajantes podem estar buscando viagens mais próximas e curtas, em vez de guardar o orçamento para uma viagem internacional”, analisa.

De acordo com o site, a pesquisa foi feita no dia 18/02/2020 e se baseou na procura por voos de ida e volta na classe econômica saindo de todos os aeroportos do Brasil rumo a terminais do mundo inteiro. O levantamento comparou passagens buscadas em janeiro de 2020 e janeiro de 2019, para viagens em março e abril de cada ano. (Por Victor Maciel, do Mtur, com informações do Kayak)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES