Procurador-geral do Piauí participa de reunião do Colégio Nacional

Entre os temas abordados, foram discutidos piso do magistério e ADI que contesta limitação na cobrança de ICMS

Procurador-geral do Piauí participa de reunião do Colégio Nacional | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com discussões voltadas para o Piso do Magistério e a Ação Direta de Inconstitucionalidade 7195, que contesta a interferência da União na cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) se reuniu, nessa segunda-feira (30), em Brasília (DF), na Sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O encontro, primeiro de 2023, é uma oportunidade para que os procuradores-gerais compartilhem os desafios que encontram nos órgãos de cada Estado e, com isso, venham a atuar de forma coesa nos tribunais superiores e na área administrativa, junto à União.

Pierot Júnior, procurador-geral do Estado do Piauí, esteve presente à reunião e destacou a importância do encontro na busca de soluções jurídicas em conjunto para diversos temas.

Procurador-geral do Piauí participa de reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais - Foto: Ascom

“É no Conpeg que reafirmamos o compromisso com o estado democrático de direito em debater pautas de interesse dos entes federados, especialmente a busca de soluções jurídicas que contemplem o equilíbrio fiscal e possibilitem os investimentos em pautas que estimulem o desenvolvimento, a geração do emprego e renda e a melhoria na prestação dos serviços públicos”, disse Pierot.

ADI 7195

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7195 foi apresentada por 11 estados e pelo Distrito Federal, com objetivo de contestar a lei complementar 194/22, que classificou combustíveis, gás natural, eletricidade, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais, impedindo a fixação de alíquotas específicas.

O normativo afetou a arrecadação do ICMS e estabeleceu ônus desproporcionais e excessivos às unidades da federação. Nesse sentido, o órgão colegiado discutiu mecanismos para acelerar o andamento da ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Procurador-geral do Piauí participa de reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais - Foto: Ascom

A presidente da câmara técnica e procuradora do Estado do Pará, Viviane Ruffeil Teixeira, sugeriu a retomada nas discussões sobre o andamento do processo no STF, de modo coordenado com o Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Consefaz).

Piso do Magistério

Outro tema importante foi o reajuste no piso do Magistério e as implicações dessa atualização aos cofres dos estados e do Distrito Federal. Em 2022, foi anunciado o reajuste do piso dessa categoria em 14,95%. Contudo, o presidente do Conpeg e procurador-geral do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha, apontou que a decisão trouxe onerosidade aos estados que não recebem compensação.

“Com a edição da Emenda Constitucional 128/22, passamos a ter a previsão de que a lei não pode estabelecer despesa sem uma compensação ou previsão orçamentária”, pontuou Eduardo Cunha.

Procurador-geral do Piauí participa de reunião do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais - Foto: Ascom

Desse modo, ele propôs a litigância e a importância de atuar juntamente com o Consefaz.  “Entender o impacto econômico da medida sobre os estados, com objetivo de fortalecer a argumentação na esfera jurídica em favor de uma compensação”, concluiu o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES