Procurador-geral pede reforço de fiscalização no Carnaval no Piauí

O objetivo é assegurar o cumprimento das restrições impostas pelo Decreto Estadual que estabelece medidas sanitárias contra a Covid-19

Procurador-geral pede pede reforço de fiscalização no Carnaval no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Moura, editou, na sexta-feira (25), recomendação administrativa direcionada aos prefeitos municipais, aos secretários municipais de saúde, aos gerentes municipais de vigilância sanitária e às Polícias Civil e Militar para que seja intensificada a fiscalização sobre eventos no período de carnaval, de forma descentralizada. O objetivo é assegurar o cumprimento das restrições impostas pelo Decreto Estadual nº 20.525/2021, que estabelece medidas sanitárias excepcionais voltadas ao enfrentamento da Covid-19.

Na recomendação, o chefe do Ministério Público Estadual ressalta que é vedado ao poder público promover, financiar ou apoiar festividades e eventos que possam causar qualquer tipo de aglomeração, em especial festas pré-carnavalescas e carnavalescas, inclusive desfiles de escolas de samba e blocos.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO

Procurador-geral de Justiça pede pede reforço de fiscalização no Carnaval no Piauí

Aos prefeitos dos municípios do Piauí, o PGJ recomendou que forneçam toda a estrutura de pessoal e logística necessária aos órgãos municipais de vigilância sanitária. Já os promotores de Justiça foram orientados a atuar pelo cumprimento da recomendação, informando à Procuradoria-Geral de Justiça eventuais inobservâncias dos termos por parte dos destinatários.

O documento foi remetido aos gestores municipais, à Associação Piauiense de Municípios (APPM), ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Cosems-PI), ao secretário de Estado de Segurança Pública e ao comandante-geral da Polícia Militar, que têm o prazo de 72 horas para se manifestarem sobre o acatamento da recomendação.

“É necessária a promoção de esforços descentralizados e articulados para a preservação da saúde pública, de modo que possamos controlar o contágio pela Covid-19, pela segurança de todas as pessoas. Neste período de carnaval, é imprescindível a cooperação para a execução de medidas preventivas e repressivas que visem a coibir aglomerações e a reduzir os riscos”, frisa Cleandro Moura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES