A inauguração do Fórum e Juizado Cível e Criminal da Comarca de Parnaíba, no litoral do Piauí, ocorrida na última sexta-feira 918), contou com a presença do procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura. A solenidade foi capitaneada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Erivan Lopes, e contou também com a participação de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Piauí e do município de Parnaíba, e magistrados e servidores do Poder Judiciário.

O novo fórum de Parnaíba está situado na Av. 19 de Outubro, bairro Planalto Conselheiro Alberto Silva. A edificação possui três blocos, sendo que em dois deles funcionarão as seis varas judiciais e o juizado especial; o outro bloco foi reservado ao Tribunal do Júri.

Novo fórum de Parnaíba  (Crédito: MP-PI/Divulgação )
Novo fórum de Parnaíba (Crédito: MP-PI/Divulgação )

O prédio ainda conta com salas para membros do Ministério Público, advogados, oficiais de justiça e defensores públicos. Também foram designados espaços para o funcionamento dos setores de emissão de certidões, distribuição de processos, prestação depoimentos, brinquedoteca e atendimento por assistentes sociais e psicólogos.

Na avaliação do procurador-Geral de Justiça, os ganhos para a população de Parnaíba e região são muito significativos. “A estrutura do novo fórum é moderna, privilegiando a organização dos serviços. Esta sede facilitará o acesso dos cidadãos ao sistema de Justiça e permitirá que os representantes do Poder Judiciário desenvolvam um trabalho de excelência, oferecendo o melhor para os jurisdicionados", pontuou Cleandro Moura, em seu pronunciamento.

Também compareceram à solenidade os Promotores de Justiça com atuação na comarca: Cristiano Farias, Socorro Cunha, Fernando Soares, Edilvo Santana e Ari Martins.