Procurador que esfaqueou juíza terá ajuda psiquiátrica

Justiça Federal substitui prisão preventiva de procurador que tentou matar juíza por internação no Hospital das Clínicas de SP.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Federal acatou o pedido da defesa do procurador da Fazenda Matheus Carneiro Assunção, preso nesta quinta-feira (3) após esfaquear a juíza Louise Filgueiras na sede Tribunal Regional Federal da 3ª Região, na Avenida Paulista, e decidiu substituir a prisão preventiva pela "internação provisória do autuado no Hospital das Clínicas aos cuidados da equipe de psiquiatria responsável". As informações são do G1.

A decisão  foi tomada na madrugada deste sábado (5) pelo juiz plantonista e indica que a Polícia Federal deve escoltar o procurador até o Hospital da Clínicas, na região central de São Paulo. Diz ainda que é "dispensável a manutenção dos agentes no local após a entrega do autuado".

Ele estava preso na sede da Polícia Federal na Lapa, Zona Oeste da capital paulista, e já foi transferido para o Hospital das Clínicas, segundo a assessoria da Justiça Federal. "Na segunda feira (7), o processo volta para juíza que deu a decisão para análise", diz a assessoria.

TV Globo/Reprodução

Na sexta-feira (4), Assunção passou por audiência de custódia e a Justiça Federal tinha decidido converter a prisão em flagrante em prisão preventiva, ou seja, mantê-lo preso por tentativa de homicídio. Ele seria encaminhado para o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Dr. Arnaldo Amado Ferreira, em Taubaté, interior de São Paulo, mas não pode ser levado ao presídio por ser preso provisório, de acordo com a Lei Antimanicomial.

Entenda o caso

De acordo com o Tribunal Federal da 3ª Região, o procurador entrou no prédio na quinta-feira para participar de um congresso de combate à corrupção à administração pública. Para entrar no prédio, ele apresentou sua carteira funcional.

Por volta das 18h, após deixar o evento, ele usou as escadas e entrou em diversos gabinetes de desembargadores federais. Um dos gabinetes que o procurador entrou foi do desembargador Paulo Fontes, onde estava a juíza federal Louise Filgueiras. A juíza tinha sido convocada para cobrir as férias do desembargador.

O procurador atacou a juíza várias vezes com a faca. Ela conseguiu desviar da maior parte dos golpes. Em seguida, o agressor foi contido por um servidor, que acionou a Secretaria de Segurança Institucional do TRF e a Polícia Federal.

O procurador foi preso em flagrante por tentativa de homicídio qualificado e levado para a sede da Polícia Federal na Lapa, Zona Oeste de São Paulo.

A juíza sofreu um corte superficial no pescoço e foi atendida pelos médicos do próprio Tribunal. Ela passa bem.Testemunhas disseram que o procurador estava transtornado e que gritava que estava lá para acabar com a corrupção.

Em nota divulgada na quinta-feira, o TRF3 disse que “lamenta profundamente o ocorrido, reitera seu comprometimento com a segurança de todos os seus magistrados, servidores, colaboradores em geral e público externo e irá tomar todas as medidas necessárias para a minuciosa apuração do ocorrido.”

A Advocacia-Geral da União também informou em nota que "referente à prisão do procurador da Fazenda Nacional acusado de tentativa de homicídio contra juíza federal, o advogado-geral da União determinou a imediata abertura de sindicância investigativa no âmbito da instituição."

"A Advocacia-Geral da União lamenta o ocorrido, registra irrestrita solidariedade à magistrada e repudia todo e qualquer ato de violência", cita o comunicado.

As associações dos juízes federais do Brasil e de São Paulo divulgaram nota manifestando solidariedade à juíza e pedindo apuração rigorosa dos fatos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES