Produção dos Cerrados bate novo recorde, de acordo com a CONAB

Já nos municípios do semiárido a seca causou a perda de praticamente toda a safra agrícola.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O fator decisivo para o crescimento da produção foi o aumento da área de plantio. Os agricultores justificam que foi necessário ampliar a área, pois só assim poderiam cobrir as despesas de envio. ?Registramos 1.157 mil hectares de área plantada este ano, 10% maior quando comparamos com 2011?, aponta o engenheiro.

?Plantamos 75 mil hectares e colhemos 675 mil toneladas só na safra principal. O milho não sofreu com a ausência de chuvas?, comemora o produtor Altair Fianco, que produz há 23 anos na região. A soja continua sendo a principal cultura plantada na região, representando mais da metade da produção agrícola de todo o Estado. Entretanto, a qualidade das estradas é um verdadeiro obstáculo para o escoamento da produção.

De acordo com levantamento realizado em parceria da CONAB com o IBGE, o Piauí é o terceiro maior produtor de grãos dos Estados que ficam no Centro-Norte, atrás apenas de Maranhão e Bahia. O Estado colheu 1.271 mil toneladas de soja, ocupando uma área plantada de 447 mil hectares, 17% maior do que ano passado. ?A safra deste ano superou em 40 mil toneladas a última colheita. Mesmo com a falta de chuvas, fechamos o ano com saldo positivo?, aponta Flávio Linhares, engenheiro agrônomo da CONAB.

Apesar da produção ascendente, a má condição das estradas dificulta o crescimento econômico da região. A estrada, que começa na cidade de Sebastião Leal e vai até Monte Alegre, ainda está toda no barro, o que dificulta a passagem dos caminhões.

Em Uruçuí, situação da estrada é crítica

Na região de Uruçuí a situação da estrada é crítica. Os produtores da comunidade desistiram de esperar e passaram a recuperar outras rodovias. ?A Transcerrados está intrafegável. No período de chuvas a pista fica toda esburacada e os caminhões atolam com frequência. No verão, a poeira toma de conta, prejudicando a visibilidade dos caminhoneiros. Está muito difícil trafegar por aqui?, afirma o produtor Altair Fianco.

?A solução que encontramos foi recuperar mais de 100km da BR-391 que corta nossos municípios. O problema é que a pista tem uma ladeira muito acentuada, que dificulta a passagem de caminhões grandes. Para completar o trajeto, é preciso fazer duas viagens?, relata.

Por conta das dificuldades de transporte, produtos como calcário e fertilizantes chegam no cerrado a um preço acima do valor de mercado. Devido ao frete elevado, o valor do produto final também aumenta. Hoje a saca de soja está custando em média R$ 60, um acréscimo de 30% em relação ao ano passado.

?A verdade é que, mesmo com a colheita recorde, o número foi menor do que esperávamos. Com resultados deficientes e sem apoio do governo, o jeito é aumentar o valor do produto. E quem acaba pagando o preço da falta de infraestrutura é o consumidor?, falou.

Milho desponta, mas feijão deixa a desejar

A região conhecida como Mapito, que compreende o cerrado dos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, tem se mostrado na última década a nova fronteira agrícola na produção de soja, e agora mostra um grande potencial no plantio de milho, a segunda principal cultura dos Cerrados do Piauí.

Apesar de ter passado por dificuldades na década de 80, o Piauí hoje é destaque no plantio de algodão. O Estado se tornou o segundo maior produtor do Nordeste, atrás apenas da Bahia. Estima-se que 78 mil toneladas da fibra serão colhidas, um crescimento de 16% em relação à safra passada.

Embora tenha apresentado redução de 15% na estimativa de produção para o ano, o cultivo do arroz deverá render 234,9 mil toneladas. A área plantada encolheu mais de 16 mil hectares e a produtividade deverá ficar abaixo do ano passado. Os preços baixos e a sobretaxa fiscal desmotivaram os produtores a cultivar arroz.

O feijão teve o pior desempenho de produção da safra deste ano. Plantado principalmente no semiárido, que foi brutalmente afetado pela estiagem, a produtividade caiu mais de 65%. Serão colhidas apenas 26 mil toneladas, tudo colhido no cerrado.

Caso o feijão tivesse produzido com suecesso, os produtores dos cerrados iriam ter um bom faturamento este ano já que o produto está bastante valorizado no mercado por causa da seca nas regiões de maior produção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES