Produtores são contemplados com selo de Indicação Geográfica

Qualidade do produto e preserva o método artesanal de produção

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ocorreu na manhã de segunda-feira (01), no auditório do Sebrae, em Teresina, a solenidade de entrega de títulos que oficializam a cajuína do Piauí, como Indicação Geográfica (IG) e Patrimônio Cultural Brasileiro. Foram contempladas cooperativas e associações de municípios do estado produtoras da bebida.

O título de Indicação Geográfica da Cajuína no Piauí abrangeu produtores que seguem os padrões de produção previamente estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como é o caso da União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí (Procajuína), que será responsável por administrar e fiscalizar o uso do selo de qualidade.

Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae no Piauí, afirma que o processo de avaliação do IG, apesar de longo, teve resultados positivos para o Estado. “Iniciamos o trabalho em 2011, com a sensibilização dos produtores.

Depois buscamos o apoio de entidades para a definição dos padrões de produção, bem como a delimitação da área produtiva. E agora, estamos colhendo os frutos desse trabalho”, comemora.

Segundo Josenilton Vasconcelos, produtor de cajuína, o título IG vai reforçar a comercialização da bebida. “A IG contribuirá para agregar valor ao produto e para inserir essa bebida em novos mercados, melhorando a renda e a qualidade de vida de todos os envolvidos”, pontua. O produtor acrescenta ainda que é uma forma de padronizar processos produtivos e de elevar a qualidade da bebida.

Já para José de Ribamar Rodrigues, produtor e presidente da Procajuína, o selo de Indicação Geográfica é uma forma de autenticar a cajuína produzida no Piauí, diante das produzidas em outros Estados.

“O selo IG é um grande diferencial, por atestar a qualidade do nosso produto, que é fabricado com 100% do suco de caju. Com isso salvaguardaremos nosso método artesanal de produção, passado de geração em geração, nos destacando frente à concorrência”, garante.

O título de Patrimônio Cultural Brasileiro foi concedido à cajuína pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O Brasil possui, atualmente, mais de 40 Indicações Geográficas, entre as quais se destacam o vinho do Vale dos Vinhedos, o café do cerrado mineiro, a Carne do Pampa gaúcho, os doces de Pelotas e a Cachaça de Parati.

Já na Europa, são milhares de indicações, que protegem queijos, vinhos, destilados, cafés e outras delícias, como é o caso do vinho do Porto, de Portugal; do champagne, na França; e do chocolate belga, da Bélgica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES