Professor morre devido infecção uma semana após extração do dente siso

Em sua casa, o professor passou a sentir dores intensas, febre elevada e inchaço na região do pescoço. Diante disso, ele optou por retornar à unidade de saúde no dia 19.

O professor começou a experimentar dores intensas no dente no início do ano e tentou aliviar a dor com analgésicos por conta própria. | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Eliezio Oliveira Silva, um professor de dança de 50 anos, faleceu em Fortaleza devido a uma infecção generalizada uma semana após extrair um dente do siso em um posto de saúde. A família levanta questionamentos sobre o atendimento recebido pelo professor na unidade de saúde. 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esclareceu que o paciente recebeu todo o cuidado e atenção necessários, de acordo com as demandas do caso. Ele estava sendo acompanhado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) no posto de saúde e apresentava uma condição crônica estável. A extração do dente foi realizada no dia 16, e o professor veio a falecer em 23 de maio.

De acordo com uma sobrinha da vítima, o professor começou a sentir dores intensas no dente no início do ano e tentou aliviar a dor com analgésicos por conta própria. No entanto, as dores persistiram e ele optou por marcar uma consulta médica. 

“Ele dizia para mim que sentia febre, dor de cabeça, que o corpo dele estava muito mole. Ele gemia de dor quando tomava água, se maldizia de dor na garganta”, detalhou Isla Feitosa, sobrinha da vítima.  

Leia Mais

No dia inicialmente agendado, 5 de maio, o professor apresentava quadro de pressão alta, o que impossibilitou a realização da cirurgia. Como resultado, o procedimento foi reagendado para o dia 16. A sobrinha do professor levanta questionamentos, alegando que nenhum exame ou raio-X foi realizado antes da cirurgia, além de mencionar que após o procedimento, seu tio recebeu alta sem nenhuma prescrição médica para o pós-operatório. 

“O procedimento odontológico foi realizado sem intercorrências no dia 16 de maio. No dia 19, quando retornou à unidade, foi novamente acolhido e orientado sobre o uso dos medicamentos necessários”,  esclareceu a SMS.

Em sua casa, o professor passou a sentir dores intensas, febre elevada e inchaço na região do pescoço. Diante disso, ele optou por retornar à unidade de saúde no dia 19. Na ocasião, a equipe médica prescreveu uma receita contendo analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. 

“A gente viu que tinha algo errado porque o rosto dele começou a inchar. Do jeito que ele ficou, estava irreconhecível”, desabafa a sobrinha.  

Mesmo após ir à unidade de saúde, os sintomas persistiram e, infelizmente, se agravaram. O professor começou a enfrentar dificuldades para andar, falar e se alimentar. No dia 22, sua condição se deteriorou e ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jangurussu.

Na UPA, ele sofreu duas paradas cardíacas. O médico responsável informou que ele estava enfrentando uma infecção generalizada, bem como uma infecção bacteriana na região do pescoço. Embora tenha sido submetido à intubação durante a segunda parada cardíaca, infelizmente, o professor não resistiu.

“Ele nem passou pela triagem, foi direto para a UTI. Lá disseram que foi por causa da extração dentária, que ele tinha contraído uma infecção generalizada que estava tomando de conta dos rins dele”, disse Isla.

O médico que emitiu o atestado de óbito identificou as causas da morte como choque, abscesso dental, insuficiência renal e outras. 

“Isso pegou todos nós de surpresa. Meu tio sempre foi muito sorridente, uma pessoa que esbanjava saúde, ninguém nunca o via falando mal de nada, se maldizendo de nada. A gente se sente injustiçada”, lamentou a sobrinha.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que, no dia 23, o paciente recebeu acolhimento na UPA do Jangurussu, onde toda assistência e atendimento necessários foram prestados pelos profissionais da unidade.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES