Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Professores dão dicas para o 2º dia do Enem

Estudantes que planejam ingressar no ensino superior devem estar preparados para as questões de química inorgânica, físico-química, química orgânica e ambiental, adianta Felipe Rosal, professor de química do Canal Educação.

Compartilhe
Google Whatsapp

Neste domingo (10), serão aplicadas em todo o país as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com base nisso, estudantes que planejam ingressar no ensino superior devem estar preparados para as questões de química inorgânica, físico-química, química orgânica  e ambiental, adianta Felipe Rosal, professor de química do Canal Educação.

"Na química inorgânica em geral, é sempre bom frisar conteúdo de solubilidade de sais, bem como os processos de separação de misturas, que sempre são abordados em todos os anos do Enem", disse Rosal.

Com os assuntos de físico-química, o professor destaca a parte de eletroquímica como caso de pilhas, eletrólise e equilíbrio químico. Além disso, para química orgânica, o petróleo é um conteúdo bastante explorado, como também determinações de funções inorgânicas e as reações orgânicas.

"Se você tomar os últimos 5 anos do Enem,  esses conteúdos foram cobrados pelo menos uma vez por ano", disse.

Também é importante ficar atento aos conteúdos de química ambiental, como o processo de produção de energia limpa. "O processo de eutrofização também merece destaque porque vai fazer uma ligação com a biologia. Vai tratar sobre chuva ácida e efeito estufa", relata o professor.

Para a físico-química, o assunto que sempre surge, segundo o professor, é termoquímica. 

"Saber calcular a variação de entalpia, quando uma reação é considerada endotérmica ou exotérmica e ficar sempre atento aos valores de DeltaH para que você possa classificar a reação realizada, é essencial",sugere.

Tharcio Adriano, professor de biologia conta que o carro-chefe da prova trata da relação do homem com o meio ambiente. "Sabemos que essa relação causa impactos e muitos deles são negativos. Mas que o homem também desenvolveu tecnologias para minimizá-los", conta.

Logo, se enquadra o desenvolvimento sustentável, onde é possível ter um desenvolvimento social e econômico preservando o meio ambiente. "Energias renováveis, reciclagem do lixo, reaproveitamento de materiais e todas as formas de atitudes que o homem desenvolveu para tentar conviver melhor com o meio ambiente, podem cair ", explica.

Em seguida, vem a parte de citologia e fisiologia, em que o entendimento de células, funcionamento dos organismos e compreensão do mecanismo da vida em todos os seus aspectos, podem ser cobrados.

"Temos também como temas fortes, as doenças que afetam os seres humanos como parasitoses, verminoses, micoses, entre outros.  É importante o aluno estar por dentro das doenças típicas, principalmente as endêmicas que ocorrem em nossa região como malária, dengue, chagas e outras", informou o professor, que acrescenta que parte da botânica, comumente vem associada aos biomas brasileiros. 

Além disso, o que os estudantes devem sempre lembrar é de manter a tranquilidade "O aluno deve estar tranquilo, preparado, sentir-se confiante  e apesar do nervosismo, tentar evitar a ansiedade que atrapalha muito", expressa Tharcio Adriano.



Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto