Professores dão dicas para o 2º dia do Enem

Estudantes que planejam ingressar no ensino superior devem estar preparados para as questões de química inorgânica, físico-química, química orgânica e ambiental, adianta Felipe Rosal, professor de química do Canal Educação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (10), serão aplicadas em todo o país as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com base nisso, estudantes que planejam ingressar no ensino superior devem estar preparados para as questões de química inorgânica, físico-química, química orgânica  e ambiental, adianta Felipe Rosal, professor de química do Canal Educação.

"Na química inorgânica em geral, é sempre bom frisar conteúdo de solubilidade de sais, bem como os processos de separação de misturas, que sempre são abordados em todos os anos do Enem", disse Rosal.

Com os assuntos de físico-química, o professor destaca a parte de eletroquímica como caso de pilhas, eletrólise e equilíbrio químico. Além disso, para química orgânica, o petróleo é um conteúdo bastante explorado, como também determinações de funções inorgânicas e as reações orgânicas.

"Se você tomar os últimos 5 anos do Enem,  esses conteúdos foram cobrados pelo menos uma vez por ano", disse.

Também é importante ficar atento aos conteúdos de química ambiental, como o processo de produção de energia limpa. "O processo de eutrofização também merece destaque porque vai fazer uma ligação com a biologia. Vai tratar sobre chuva ácida e efeito estufa", relata o professor.

Para a físico-química, o assunto que sempre surge, segundo o professor, é termoquímica. 

"Saber calcular a variação de entalpia, quando uma reação é considerada endotérmica ou exotérmica e ficar sempre atento aos valores de DeltaH para que você possa classificar a reação realizada, é essencial",sugere.

Tharcio Adriano, professor de biologia conta que o carro-chefe da prova trata da relação do homem com o meio ambiente. "Sabemos que essa relação causa impactos e muitos deles são negativos. Mas que o homem também desenvolveu tecnologias para minimizá-los", conta.

Logo, se enquadra o desenvolvimento sustentável, onde é possível ter um desenvolvimento social e econômico preservando o meio ambiente. "Energias renováveis, reciclagem do lixo, reaproveitamento de materiais e todas as formas de atitudes que o homem desenvolveu para tentar conviver melhor com o meio ambiente, podem cair ", explica.

Em seguida, vem a parte de citologia e fisiologia, em que o entendimento de células, funcionamento dos organismos e compreensão do mecanismo da vida em todos os seus aspectos, podem ser cobrados.

"Temos também como temas fortes, as doenças que afetam os seres humanos como parasitoses, verminoses, micoses, entre outros.  É importante o aluno estar por dentro das doenças típicas, principalmente as endêmicas que ocorrem em nossa região como malária, dengue, chagas e outras", informou o professor, que acrescenta que parte da botânica, comumente vem associada aos biomas brasileiros. 

Além disso, o que os estudantes devem sempre lembrar é de manter a tranquilidade "O aluno deve estar tranquilo, preparado, sentir-se confiante  e apesar do nervosismo, tentar evitar a ansiedade que atrapalha muito", expressa Tharcio Adriano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES