Professores e alunos são intimados para justificar atos antifascistas na PF

A ação apura “organização de polícia ideológica” e “perseguição“ a grupos cristãos

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará devem justificar atos "antifacistas" | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Ceará, cinco alunos e quatro professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram intimados pela Polícia Federal para justificar supostos atos “antifascistas” no ano de 2018 no ambiente universitário. A ação apura “organização de polícia ideológica” e “perseguição" a grupos cristãos.

Os acusados devem comparecer à sede da Polícia Federal nos dias 14 e 17 de junho. O caso ganhou repercussão nas redes sociais. A Uece se pronunciou e confirmou ter conhecimento da ação.

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará devem justificar atos "antifacistas"

"O Ministério Público Federal já afirmou não existir viabilidade na acusação. No entanto, o inquérito ainda não foi arquivado. Nesse contexto, a Uece manifesta incondicional apoio institucional aos professores e aos estudantes que estão sendo alvo dessa intimação que fere a liberdade de expressão e de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber", diz a nota divulgada pela Universidade.

Ainda em nota, a UECE reiterou que os professores intimados não perseguiram alunos  por terem posicionamentos divergentes, "pois é exatamente em virtude dessas diferenças e do livre debate de ideias que a ciência se constrói".

DEFESA

De acordo com a defesa dos intimados, a acusação partiu de ex-alunos da universidade que alegaram a existência de uma organização “Antifa” que atuava fazendo patrulha ideológica que perseguia os simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro ( sem partido)

É absurdo que tenham que prestar esclarecimentos nas dependências da Polícia Federal sobre aulas públicas e palestras sobre antifascismo e democracia. O silêncio e a conivência com esse ataque serão cúmplices da destruição completa dos espaços de pluralidade essenciais às atividades de ensino, pesquisa e extensão em particular e à convivência plural na vida social, em geral", disse um representante dos professores intimados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES