Professores e estudantes de medicina da UESPI terão espaço no HGV

O espaço vai permitir que o treinamento do nível de complexidade do atendimento ao paciente grave requer do profissional um raciocínio aprimorado e uma atitude rápida

Professores e estudantes de medicina da UESPI terão espaço no HGV | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) agora terão um espaço no Hospital Getúlio Vargas (HGV). O local está localizado no terceiro andar do prédio e servirá como uma sala de simulação realística para diferentes situações do curso, especialmente as mais avançadas, além de adequar a sala dos professores para reuniões e debates. 

O espaço vai permitir que o treinamento do nível de complexidade do atendimento ao paciente grave requer do profissional um raciocínio aprimorado e uma atitude rápida. Segundo o Professor da disciplina de Medicina Intensiva da UESPI, Nagele Lima um dos principais desafios é conciliar as duas coisas e aliar as competências técnicas com a rapidez que as intervenções exigem. Ele destaca que existe a necessidade de treinamento dos profissionais que atuam nesse cenário, além da capacitação das habilidades que são necessárias à formação médica e realizado predominantemente dentro dos hospitais, utilizando o paciente real como objeto de prática.

Professores e estudantes de medicina da UESPI terão espaço para treinamento no HGV - Foto: Ascom

“Durante o ensino médico, o professor, ao mesmo tempo em que se preocupa com o treinamento, deve atentar para a segurança do paciente. Sabemos que todo o processo de ensino e aprendizagem na área de saúde deve seguir os preceitos da bioética. Contudo, ao usar o paciente grave como objeto de treinamento, colocamos sua integridade em risco por exposição física e psicológica. A sala de simulação realística do HGV vai permitir que os estudantes do curso de medicina da UESPI vivenciem experiências que simulem a vida real, otimizando a formação acadêmica e a segurança do paciente”, encerra.

O estudante de medicina do 9º período, Rafael Oliveira comenta que os cursos da área da saúde necessitam de prática, tanto pela responsabilidade que existe com a vida dos pacientes e com as pessoas que serão tratadas futuramente, e até mesmo pela questão da própria aprendizagem dos alunos.

“A inauguração da sala é primordial para o nosso aprendizado da medicina, especialmente a medicina intensiva e várias áreas que temos disponíveis para a prática, como medicina de emergência, alguns procedimentos básicos e o raciocínio clínico. É muito importante esse espaço para a prática segura e que evite o risco de ferir algum colega que se coloque como cobaia, ou que não vá prejudicar nenhum paciente diretamente, pois temos a oportunidade de simularmos as situações em bonecos, além da oportunidade de manejo de materiais de maior qualidade”, finaliza.

A perspectiva é que o local fique marcado como patrimônio do curso de Medicina, sendo utilizado pelas futuras turmas dando qualidade ao ensino e capacitando os alunos a parte prática da profissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES