Professores terão formação em educação financeira para aplicar nas escolas

A formação visa oferecer conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma interligada às disciplinas da grade curricular dos estudantes, capacitando professores para o ensino às crianças

Professores terão formação de educação financeira aplicada às disciplinas | Photobuay/ThinkStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O percentual de brasileiros endividados no País segue alcançando recordes históricos e nunca se reforçou tanto a necessidade de se ter educação financeira como hoje, sobretudo em meio à crise gerada pela pandemia da Covid-19, quando milhares de famílias perderam seus empregos e se viram sem dinheiro para sobreviver.  

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada em maio de 2021 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 68% do total de famílias estavam endividadas, índice mais alto da série histórica (iniciada em 2010). 

Nesse sentido, uma parceria firmada entre o Ministério da Educação (MEC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer mudar a realidade brasileira ao promover um curso de educação financeira aos professores das redes pública e privada de ensino do Brasil.

A formação visa oferecer conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma interligada às disciplinas da grade curricular dos estudantes. A expectativa inicial é capacitar, em três anos, 500 mil professores que poderão levar o tema a mais de 25 milhões de estudantes.

O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Renato Brito, afirma que o acordo entre o Ministério e a CVM está previsto para ser assinado em julho deste ano. A formação será oferecida de forma virtual e gratuita, e poderá ser realizada por todos os profissionais que atuam na educação básica, independentemente de sua licenciatura.

“A educação financeira vai para além de um professor que é licenciado em matemática. Um professor de matemática pode não estar capacitado para trabalhar com educação financeira, por exemplo. Quando falamos em formação continuada, é porque o professor já finalizou a sua licenciatura, às vezes nem é licenciado em matemática, mas se vê no papel em que precisa trabalhar com educação financeira na escola, então vamos possibilitar que ele obtenha essa formação. O grande forte aqui é essa formação voltada para a educação básica, que tem um senso de urgência muito grande”, disse Renato Brito.

Formação em finanças pessoais para professores será lançada em julho | FOTO: Photobuay/ThinkStock

Monitoramento de resultados

Renato ressalta ainda que o MEC não vai interferir na autonomia das redes municipais e estaduais. O MEC e a CVM proporcionarão o acesso de todos os professores da rede pública e privada, além de acompanhar e conceder certificação aos profissionais que realizarem o curso. Nesse sentido, a parceria também objetiva monitorar e avaliar os resultados da formação. Brito afirma, portanto, que o MEC não ditará as regras, mas sim fará o papel de escutar as escolas para entender as necessidades apresentadas.

A formação, que tem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referência, deve ser implementada a partir do segundo semestre deste ano. Os anos finais do ensino fundamental serão os primeiros focos da formação. José Alexandre Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, e o diretor Renato Brito, justificam essa priorização apresentando o fato de que os anos finais do ensino fundamental possuem o maior índice de evasão.

“A educação financeira é uma competência fundamental para formar poupadores e permitir o crescimento em bases sólidas do número de investidores no Brasil. Sendo tão essencial ao cidadão, deve ter início o mais cedo possível, preferencialmente na escola, como recomenda a OCDE. A iniciativa configura uma oportunidade única de disseminar o tema nas salas de aula brasileiras”, afirma o superintendente da CVM.

Um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) intitulado por Financial Education in Schools mostra que o conhecimento de educação financeira na infância ajuda a formar adultos capazes de administrar melhor as suas vidas, pois evitam assumir dívidas incontroláveis, promovem cuidados com a velhice e com a saúde.

Para o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, a educação financeira está ligada à educação empreendedora, a um projeto de vida. E afirma que oferecendo a formação aos professores dos anos finais do ensino fundamental, o MEC propiciará uma consciência em relação às finanças pessoais, formando, assim, uma sociedade financeiramente saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES