Professores: UFPI oferece Especialização em Ensino de Xadrez

Trata-se do único do Brasil ministrado por uma universidade pública: a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Werton Bastos é um dos professores do Curso de Especialização | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O xadrez é obrigatório nas turmas de 4º, 5º, 8º e 9º ano das escolas da rede municipal, porém, a Secretaria Municipal de Educação alerta para a necessidade de professores de xadrez em Teresina.  Por isso, o Curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho foi criado como forma a suprir essa necessidade. 

Leia Mais

É um curso de Pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização. E vale destacar que é o único do Brasil ministrado por uma universidade pública: a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Prof. Ahécio Brito coordenador do Curso de Especialização em Xadrez da UFPI - reprodução

 “Temos convicção de que o curso alcançará seus objetivos com êxito, diante da importância do xadrez para o aprendizado dos alunos da educação básica. A UFPI, por meio do CEAD, irá ofertar novas turmas do Curso de Especialização em Ensino de Xadrez para qualificar ainda mais professores do Piauí e de todo o país”, ressalta o Prof. Ahécio Brito, coordenador do curso e professor da UFPI.

O curso é realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), por meio do Programa para Formação de Professores do Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica/MEC, e conta ainda com o apoio da Federação Piauiense de Xadrez. 

Werton Bastos, professor do Curso de Especialização - reprodução

Educação a distância

A Especialização teve início em junho de 2022 e irá suprir a falta de professores com formação pedagógica e técnica no ensino de xadrez no Piauí e no Brasil. A seleção dos alunos ocorreu em maio.

A grande maioria dos alunos matriculados é do Piauí, Maranhão e Ceará, mas o curso possui alunos de quase todos os estados brasileiros, uma vez que a modalidade do ensino é a de Educação a Distância (EAD).

O também professor e enxadrista, Werton Bastos, destaca que "dentre os objetivos da especialização, está o de colocar as instituições de ensino em sintonia com os desafios da contemporaneidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES