Profissionais da FMS visitam escolas para vacinação contra o HPV

Cinco escolas públicas e privadas receberão a visita.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria Regional Leste/Sudeste da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está operacionalizando seu cronograma de visitas às escolas para imunizar as garotas entre nove e 11 anos de idade contra papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero. Amanhã (22), cinco escolas públicas e privadas receberão a visita dos profissionais de saúde com a vacina.

A ação deve seguir até o fim desta semana, contemplando mais de 30 escolas, com alunas na faixa etária do público-alvo, localizadas nas zonas Leste e Sudeste da capital. As equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) irão trabalhar as escolas a que elas estão vinculadas e equipes extras estão sendo montadas para cobrir as restantes.

No dia da visita, as adolescentes devem levar o cartão de vacinação para comprovar a administração da primeira dose. As mães podem procurar a escola da filha para saber quando a equipe de vacinação vai estar no local ou procurar diretamente a Unidade Básica de Saúde do bairro onde mora. “Diante de qualquer dúvida, as equipes ESF estão aptas para esclarecer o que os pais e as próprias adolescentes queiram saber sobre a vacina”, afirma Ribamar Santos, diretor da Regional de Saúde Leste/Sudeste.

As meninas que já iniciaram o esquema vacinal no mês de março, quando foi realizada a primeira fase da vacinação, tomarão a segunda dose, assim como aquelas que ainda não foram imunizadas deverão receber a primeira dose. A vacina também está disponível em todas as 104 salas do município.

Está sendo aplicada a vacina quadrivalente, que protege de quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. “Estes quatro subtipos de vírus são os maiores causadores do câncer de colo de útero. Esclarecemos que a vacina é segura e eficaz, e pedimos aos pais que assinem a folha de consentimento fornecida pelas escolas para que suas filhas estejam protegidas contra o HPV”, diz Ribamar Santos.

Em Teresina, a meta é imunizar 20.356 garotas de nove a 11 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Em breve as zonas Sul e Centro/Norte também darão início aos seus cronogramas de visitas.

 

Cronograma das visitas nas escolas – zonas Leste e Sudeste (22 a 25.09.2015)

Terça-feira (22.09.2015): Ed. Corujinha, Dom Bosco (sede), Madre Savina, Colégio Lerote.

Quarta-feira (23.09.2015): Colégio Darcy Araújo, Colégio Madre Maria Villac, Colégio Santa Marcelina, Ed. Vitória Régia.

Quinta-Feira: Col. Mons. Raimundo Melo, Col. Pedrosa Magalhães, Dom Bosco (2º prédio).

Sexta-feira (25.09.2015): COENV, Colégio Lerote, Colégio Síntese.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES